Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O município de União dos Palmares recebeu na manhã desta terça-feira, 24, a visita do procurador da Conab em Brasília, Luciano Corcino e do superintendente do órgão em Alagoas, Elizeu Rêgo. Os dois visitaram o galpão da Cageal ao lado dos secretários municipais de Agricultura, Cícero Costa; do Meio Ambiente, Manoel Bernardo (Maninho) e do chefe de gabinete, Célio Duarte, além de técnicos da Conab de Alagoas e de Brasília que vieram acompanhando o procurador na visita à União dos Palmares.

Em visita ao antigo galpão - que atualmente está sendo habitado por sem tetos, liderados por Nelson Félix -, o superintendente da Conab, Elizeu Rêgo, informou que o Estado e o município estão estudando meios eficazes para a desocupação do local para que possam ser iniciadas as obras que tornarão o local em um espaço voltado para o escoamento e a comercialização dos produtos agrícolas da região. A medida, segundo o superintendente da Conab em Alagoas trará grandes benefícios ao pequeno agricultor familiar através de uma parceria envolvendo o governo estadual, o município e a Conab.

O secretario de Agricultura de União dos Palmares, Cícero Costa, informou que tão logo o projeto entrar em execução, “todos sairão ganhando, principalmente os pequenos agricultores que vivem da agricultura familiar, pois aqui neste espaço eles terão um lugar adequado e centralizado para vender, negociar e armazenar seus produtos”. Durante a visita, os técnicos fotografaram o local, estudaram o tamanho e verificaram a localização do galpão, localizado perto da malha ferroviária, que passa por uma renovação nesse momento, o que beneficiará ainda mais ao agricultor e o município.

O galpão da antiga Cageal (pertencente à Conab) está localizado no final da Rua São Pedro próximo ao Centro da cidade. O prefeito Areski Freitas, o Kil (PTB) já firmou um convênio de parceria com a Conab para realizar o projeto que trará benefícios não só aos agricultores, mas a todo o município e a região Serrana dos Quilombos, integrante do território da Mata Alagoana.