Os governos dos estados de Alagoas e de São Paulo, por meio da Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap), realizam a partir desta quinta-feira módulo do Programa de Desenvolvimento Gerencial Semipresencial (PDGSP). Serão capacitados inicialmente 30 servidores públicos alagoanos, de diversas secretarias e órgãos do Estado.

As secretarias do Planejamento e do Orçamento e da Gestão Pública, através da Escola de Governo, além da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), que sedia o curso, estão em contato permanente com técnicos da Secretaria de Gestão Pública de São Paulo e da Fundap para a realização da capacitação.

“É importante salientar o empenho dos governadores Teotonio Vilela Filho e José Serra e dos secretários Guilherme Lima (AL) e Sidney Beraldo (SP) que não medem esforços para concretizar tais parcerias, que são oportunidades únicas de reciclagem e capacitação dos nossos servidores”, destaca o secretário do Planejamento de Alagoas, Sérgio Moreira.

O objetivo do programa é apresentar o processo de produção das políticas públicas e seus desafios no contexto histórico e institucional. O planejamento, a perspectiva da gestão por resultados e os seus instrumentos são fases importantes que serão explicitadas durante o curso.

Ao todo serão três módulos. No primeiro será abordado o tema “Dimensão Estratégica da Gestão Pública”, subdivido nas seguintes disciplinas: Ciclo de Gestão das Políticas Públicas; Planejamento das Ações Governamentais, com foco no Sistema de Planejamento e Orçamento e na Gestão de Programas. Para um melhor aproveitamento do conteúdo, a exigência é de que as turmas não ultrapassem o limite de trinta pessoas.

“O diretor executivo da Fundap, Geraldo Biazoto, já assegurou a continuidade da parceria com Alagoas, que terá como principais articuladores, técnicos da Escola de Governo e da Segesp, sempre com apoio da Seplan”, acrescenta Sérgio Moreira.
Os módulos serão desenvolvidos através de videoconferências, atividades presenciais monitoradas e atividades em ambiente virtual de aprendizagem. O PDGSP acontece amanhã (26) e nos dias 4, 11 e 18 de dezembro, das 8h às 16h30.