O prefeito Cícero Almeida recebeu ontem a vista da empresária Tereza Collor, que está produzindo o livro “Alagoas, um olhar”, uma coletânea fotográfica que retrata aspectos como história, arte, cultura, gastronomia e belezas naturais do Estado. O lançamento da obra está previsto para março do ano que vem e deve contar com o apoio da Prefeitura de Maceió. A visita também foi acompanhada pelos secretários municipais de Comunicação, Marcelo Firmino, e de Turismo, Cláudia Pessoa, e pela secretária adjunta de Turismo, Mamá Omena.

“Sempre tive vontade de fazer um livro sobre Alagoas, que servisse como uma espécie de cartão-postal do Estado”, explicou Tereza, que se declara uma espécie de embaixadora informal de Alagoas. Ela contou que o trabalho começou há cerca de seis anos. O resultado é uma obra com 418 páginas e mais de 2 mil fotografias, a maior parte de autoria da própria empresária. Os textos que complementam a coletânea foram elaborados com o auxílio de duas jornalistas.

O livro sairá em duas versões: uma com capa dura e caixa para presente e outra com capa normal e preço mais acessível. A versão mais sofisticada virá ainda com uma renda típica do artesanato alagoano. A obra está dividida em capítulos, que enfocam as origens do Estado, monumentos, a natureza generosa, as tradições populares, a arte e a culinária da terra e o jeito de viver do povo alagoano. “O povo de Alagoas é muito doce e receptivo e tem uma forma diferenciada de acolher as pessoas”, ressaltou Tereza.

Também estão retratados na obra aspectos da economia alagoana, como seu parque industrial, e a riqueza hidrográfica do Estado, com seus rios e lagoas. O capítulo final é dedicado ao litoral alagoano, com suas belas praias. “No Sul do País as pessoas sempre associam o Nordeste como um lugar de seca, e o livro vai mostrar esse outro lado”, afirmou a empresária.

Para o prefeito Cícero Almeida, o livro será muito importante para a imagem de Alagoas no resto do País, pois o Estado só costuma aparecer no noticiário nacional de forma negativa. Ao final da visita, Almeida entregou a Tereza Collor um exemplar do livro “Um novo olhar sobre Maceió”, elaborado pela Secretaria Municipal de Comunicação, retratando as principais obras de sua administração.