O Porteiro está presente nas entradas e saídas de edifícios residenciais e comerciais, empresas, indústrias, escolas, hotéis, escritórios e outros. Sua função é vigiar a entrada e saída de pessoas e automóveis nesses locais, bem como chamar a atenção daqueles que perturbam a ordem do local ou abusam de seus direitos.

 

Em muitos edifícios, o Porteiro é responsável também por entregar correspondências, prestar informações e encaminhar os visitantes ao local pretendido. Suas funções são definidas por quem comanda o edifício, em geral, o síndico.

 

Porteiros de prédios de apartamentos são muito comuns no Brasil, mais ainda nas grandes cidades. Porém não os encontramos tanto em outros países, ou mesmo em cidades brasileiras menores, com as mesmas funções que exercem por aqui.

 

A habilidade para estar atento a tudo o que acontece vem mesmo da característica pessoal de cada um, e é o fator determinante para se sair bem nessa profissão: prestar atenção ao que acontece a sua volta.

 

Ainda que haja investimento em tecnologia para coibir assaltos, se o profissional que controla a entrada e saída de veículos e moradores não estiver capacitado, todo o investimento (custo) pode ser em vão e não atingir seu fim. È preciso capacitação.

 

A área de Conservação e Zeladoria do Senac-AL proporciona uma formação abrangente que favorece a qualificação com foco na oferta de cursos do segmento condomínio. "O mercado exige, cada vez mais, profissionais qualificados. É uma demanda crescente e o alagoano tem que estar preparado para atendê-la", reforça a Assessora Técnica da Área, Rosemeire Pureza. Os cursos oferecidos pela área, como Frentista, Porteiro e Vigia, e Serviços de limpeza em condomínios atendem a uma exigência urgente do mercado.

 

As inscrições para a próxima turma do curso de Porteiro e Vigia do Senac Alagoas já estão abertas. As aulas têm início previsto no próximo dia 1 de dezembro, no Senac Poço, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. As aulas estendem-se até o dia 29 de janeiro de 2010. Mais informações: (82) 2122.7801 e 0800 082 2005.