Agência Alagoas - Thiago Sampaio Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

“Hoje tem marmelada, tem sim, senhor”. A magia do circo vai invadir as ruas de três cidades alagoanas nesta semana. O projeto Sua Majestade, o Circo é uma das atrações da Caravana Cultural — uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) —, que será levada a partir desta quarta-feira (25), aos municípios de Teotônio Vilela, Campo Alegre e Boca da Mata.

O primeiro palco da brincadeira será a Escola Municipal Governador Moacir Andrade, em Teotônio Vilela. Na quarta, a partir das 14h, será realizada a oficina de circo. Depois dessa experiência, o sonho de andar sobre pernas de pau vai ficar mais próximo.

As técnicas também serão repassadas aos jovens na quinta (26), às 14h, no Ginásio de Esportes de Boca da Mata. No dia seguinte, no mesmo horário, será a vez da molecada de Campo Alegre aprender a arte dos malabares.

Mas se engana quem pensa que o trabalho do Sua Majestade, o Circo é somente diversão. O projeto, que tem a coordenação de Peró Andrade, já existe há 12 anos. Leva alegria e também noções de cidadania a crianças e adolescentes da Vila Emater, em Maceió. Boa parte desses garotos vive em situação de risco.

Peró Andrade conta que desta etapa da Caravana Cultural, que já está na sétima edição, participarão dez integrantes do projeto. “Eles têm entre 15 e 27 anos. Alguns já trabalham conosco como monitores”, diz a coordenadora.

Além das oficinas, o Sua Majestade, o Circo apresenta nas cidades um belo cortejo. É um passeio pelas principais ruas do lugar com pernas de pau, malabares e palhaços. Para muitos espectadores, que nem precisam sair de suas janelas, esse é um momento inesquecível. Mais informações: (82) 3315-7868.