Integrantes do governo de Alagoas vão a Brasília nesta terça-feira (24) conhecer o Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop) do governo federal, responsável por elaborar e acompanhar o Plano Plurianual e o Plano do Orçamento da União. A ideia é implantar as melhores funcionalidades dele ao Sistema de Planejamento e Gestão do Governo de Alagoas (Siplag).

Representando o Estado, o diretor de Tecnologia da Informação do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), Thiago Ávila, explicou que a equipe está buscando melhorias para o Siplag. “A previsão é que ele seja implantado em todo os órgãos do governo de Alagoas no 1º semestre de 2010”, comenta.

O Siplag registra os projetos e as diversas pastas do Governo. Atualmente é possível acompanhar a execução física dos projetos através dele. A equipe de desenvolvimento de sistemas do Itec está trabalhando para integrá-lo ao Sistema de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem).

“Estamos construindo um novo sistema para substituir o atual, para que o Governo possa acompanhar tanto a parte física, quanto a financeira. O que é uma exigência do governo federal”, conta o gerente de Projetos do Itec, Lucius Clay.

Para conhecer o sistema do governo federal se reúnem na Secretaria de Orçamento Federal (Sof), o Itec, representado pelo diretor de Infraestrutura e Operações, Raymundo Fernandes; diretor de Tecnologia da Informação do Itec, Thiago Ávila; e o analista, Jean Cabral; além de servidores da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).