O Fórum Alagoano de Secretários de Agricultura (Fasa), instalado em julho de 2009 com a intenção de representar os secretários e canalizar esforços para reestruturar a pasta em cada município, bem como implementar políticas públicas voltadas para o agricultor familiar, fará sua primeira assembleia geral nesta sexta-feira (27), a partir das 9h, no Hotel Enseada, em Maceió.

A assembleia irá tratar da dinamização da agricultura familiar em Alagoas, a eleição da Diretoria permanente para o biênio 2009/2011 e a aprovação do Estatuto Social da entidade.

De acordo com Rodrigo Guimarães, secretário de Agricultura de Quebrangulo e membro da Diretoria provisória do Fasa, desde que ele foi instalado, o apoio dos prefeitos aumentou. “Conseguimos a interlocução com as demais prefeituras e percebemos que a situação da pasta de Agricultura é precária, mas ao mesmo tempo obtivemos uma excelente parceria com o Estado”, salienta.

“O Fasa é também um canal mais eficiente para a orientação e acesso dos pequenos agricultores aos programas e projetos federais e estaduais”, cita o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas.

Com o objetivo de reestruturar a pasta da Agricultura e prestar melhor atendimento às famílias de agricultores, o prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, encaminhou à Câmara de Vereadores de sua cidade, um projeto que destina à Secretaria Municipal de Agricultura, o valor arrecadado com as taxas cobradas das feiras livres e dos matadouros.

“Estamos aguardando a análise da Câmara de Vereadores, e faremos essa sugestão aos demais secretários municipais e aos prefeitos”, conta Rodrigo Guimarães.

Além dos secretários municipais de Agricultura, devem participar da assembleia secretários de Estado, superintendentes, técnicos gestores de programas e projetos, e representantes de instituições parceiras que desenvolvem trabalhos ligados à agropecuária.