Novo vírus invade iPhone desbloqueado quando usuário usa serviço bancário

  • Redação
  • 23/11/2009 22:19
  • Tecnologia

A empresa de segurança F-Secure anunciou nesta segunda-feira (24) um novo vírus que invade iPhone – celular com acesso à internet, da Apple – quando o dono do aparelho acessa serviços bancários pela internet.

A F-Secure disse que esse vírus tem um poder de destruição maior que a ameaça registrada anteriormente, quando o aparelho tinha sua imagem de fundo da tela trocada automaticamente pela foto de um famoso ator da década de 80. Desta vez, o aparelho pode ser invadido por criminosos que controlam o telefone à distância.

Por enquanto, o foco de ataques tem sido usuários holandeses do iPhone que são atacados ao entrar no site de um determinado banco. Ao acessar a página do banco, o cliente é redirecionado para outro site malicioso que é semelhante ao original.

Basta que o usuário faça um login na página falsa e o celular, caso esteja desbloqueado, recebe automaticamente a instalação de um programa “espião”, que vasculha dados no telefone.

A troca de dados como mensagens, fotos, vídeos e músicas via Bluetooth – tecnologia de transmissão por ondas de rádio – expõe ainda mais os iPhones ao risco e ajuda a espalhar o vírus rapidamente. Outro fator perigoso é o acesso à web em lugares que dispõem de Wi-Fi – conexão sem fio.

Quem comprou um iPhone bloqueado não precisa se preocupar. Para quem usa o smartphone desbloqueado, a recomendação é que seja trocada o quanto antes a senha-padrão que permite deixar o celular pronto para a troca de arquivos.