Latitudes Latinas exibe curiosidades sobre bebidas

  • Redação
  • 21/11/2009 01:30
  • Maceió

O latitudes latinas deste sábado (21) convida o ouvinte a fazer um passeio etílico e musical pelo continente latino-americano. O programa será exibido a partir das 10h, na Rádio Educativa FM, emissora integrante do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).

Canções que falam de bebidas e de bebedores embalarão o ouvinte nesta viagem pelos mistérios presentes na elaboração de algumas bebidas como: Mojito, daquiri, pisco sour, chicha, margarita.

A chicha, por exemplo, é uma bebida feita à base de milho fermentado que faz parte das tradições ancestrais americanas. Está presente em rituais e festas em diversas comunidades andinas. Tradicionalmente, esta bebida é preparada por mulheres que mastigam grãos de milho cru e o depositam numa vasilha, onde ele passa por um processo de fermentação e se transforma em bebida alcoólica. Mas há também a "chicha morada", a chicha roxa, que é um refresco preparado também a partir do milho, mas neste caso, do milho roxo. O processo de preparação da chicha morada é diferente e não passa pela fermentação.

Entre as canções que serão exibidas no programa estão: "En el último trago", com Andrés Calamaro, "Con cuatro tragos",um divertido "son" composto e interpretado pelo equatoriano Héctor Napolitano, “La canción de los (buenos) borrachos” ,uma canção composta e interpretada por Joaquin Sabiba e por Fito Paez e "La copa rota", um bolero composto pelo portoriquenho Benito de Jesus numa versão de Los Rodríguez, uma banda hispano-argentina de pop rock que transitava tanto pelo rock inglês quanto pela rumba, flamenco e bolero.

O programa Latitudes Latinas apresenta uma mostra da diversidade musical e cultural da América Latina, em especial dos países da América hispânica, revelando um pouco dos traços históricos, dos valores e dos costumes destas nações. A pesquisa e a apresetanção ficam por conta do professor Carlos Bomfim e a iniciativa é uma parceria entre o IZP e a Pró-reitoria de Extensão da UFAL. A Educativa FM pode ser sintonizada na frequência 107,7.