Ilustração Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Um total de 975.601 benefícios do Programa Bolsa Família (PBF) estão bloqueados por falta de atualização cadastral. Para que esses recursos não sejam cancelados em janeiro de 2010, as famílias devem procurar o administrador municipal responsável pela assistência social.

Os pagamentos foram bloqueados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), porque os beneficiados não cumpriram as exigências do programa e não atualizaram os dados na prefeitura. O prazo venceu no dia 31 de outubro. As famílias só podem voltar a receber se comprovarem ao Município que a renda mensal familiar é de até R$ 140.

As famílias com auxílio bloqueado receberam avisos para que procurem a prefeitura e busquem a regularização imediata. Em fevereiro deste ano, 3,4 milhões de famílias precisavam renovar as informações no Cadastro Único, base de dados dos programas sociais. Porém 975.601 não efetuaram a revisão e tiveram os benefícios bloqueados.

Correções
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama atenção dos gestores para o prazo de verificação de renda de aproximadamente 600 mil famílias. No cruzamento com dados do Ministério do Trabalho e Emprego e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2007, foram registradas algumas divergências na última atualização.