Tem início na próxima segunda-feira (23), no Village Barra Hotel, na Barra de São Miguel, a formação de professores formadores e tutores do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil). Esta ação se estende até a próxima sexta-feira (27), das 8h às 18h30. Participarão desta atividade cerca de 90 pessoas. A formação será ministrada por professores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

De acordo com Adriana Lima, assessora técnica pedagógica da Gerência de Educação à Distância da Secretaria de Estado da Educação (SEE), esta fase presencial será destinada aos grupos III e III B. “O primeiro participará do seu segundo momento presencial. Já o segundo, fará sua segunda fase presencial”, disse.

Segundo ela, este curso é realizado em quatro módulos, sendo que em cada um deles há uma fase presencial.

Curso — O Proinfantil é um curso de nível médio, à distância, na modalidade Normal. Ele é destinado a professores da Educação Infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas — municipais e estaduais — e da rede privada sem fins lucrativos — comunitárias, filantrópicas ou confessionais (instituições sem fins lucrativos) — conveniadas ou não. O curso, com duração de dois anos, tem o objetivo de valorizar o magistério e oferecer condições de crescimento profissional ao professor.

Durante as fases presenciais do Proinfantil são ministrados conteúdos sobre Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa); Identidade, Sociedade e Cultura (Sociologia, Filosofia, Antropologia, História e Geografia); Organização do Trabalho Pedagógico (Sistema Educacional Brasileiro, Bases Pedagógicas do Trabalho em Educação e Ação Docente na Educação Infantil); Vida e Natureza (Biologia, Física e Química) e Língua Estrangeira.