O município de Taquarana vai ganhar a primeira Central de Compras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pelo governo do Estado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), nesta terça-feira (17). A central vai adquirir produtos da agricultura familiar por um preço justo para distribuí-los a pessoas em situação de insegurança alimentar e instituições cadastradas.

Para esta primeira fase, estão garantidos mais de R$ 2 milhões. Apenas no município de Taquarana, será feita a aquisição de 21 toneladas de alimentos produzidos por 35 agricultores cadastrados pelo PAA. O alimento adquirido será doado a onze entidades sociais da região, beneficiando, assim, 1.153 pessoas.

A intenção é adquirir produtos de cerca de 700 agricultores em 28 municípios do Agreste, Alto Sertão e Litoral Norte para distribuir em escolas públicas, creches, asilos, bancos de alimentos, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e beneficiários consumidores do Programa do Leite. O limite de compra de produtos por cada agricultor é de R$ 3.500,00.

Entre os produtos que poderão ser comprados pelo PAA Compra Direta Local com Doação Simultânea estão: macaxeira, inhame, acerola, queijo, doces, banana, caju, mamão, ovos, entre outros. De acordo com o coordenador do PAA pela Seagri, Rui Palmeira, os agricultores estarão isentos de pagar o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).