Ações de saúde, mutirão de casamentos, emissão de documentos e atividades de educação no trânsito, ambiental e fiscal. Todos esses serviços serão realizados pelo Governo de Alagoas, entre os dias 13 e 15 de novembro, em Marechal Deodoro. Mas qual o lugar reservado para a cultura?

Somatória de costumes, tradições e valores, a cultura é fundamental na formação do cidadão, além de ser um forte agente de identificação pessoal e social.

É por tudo isso que o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), trabalha para colocar a cultura em evidência. Durante as comemorações pelos 120 anos da Proclamação da República, em Marechal Deodoro, as manifestações culturais terão espaço garantido.

A Secult leva até a terra natal do proclamador da república, a Caravana Cultural. O projeto nasceu em 2007 a partir de um levantamento das expressões da cultura popular nas regiões do Sertão e Agreste do Estado. A finalidade é difundir e fazer circular todas as formas de cultura, desde as apresentações artísticas até ações de incentivo à leitura e educação patrimonial.

“A caravana cultural é um amplo programa de fomento, formação e difusão cultural. Já estivemos em vários municípios como Taquarana, Arapiraca, Viçosa e Porto de Pedras. Agora é a vez de Marechal Deodoro”, explicou o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas.
Nesta sexta-feira (13) e sábado (14), por meio do programa Governo Perto de Você, os conterrâneos do proclamador vão poder participar de oficinas de artesanato, pintura, circo e dança e de rodas de leitura. Também haverá apresentação da peça teatral Baldroca, do grupo Joana Gajuru, da banda Fator 4 e do espetáculo de dança hip-hop Guerreiros Quilombolas.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Sexta (13)

8h – Fome de Leitura (ação de incentivo à leitura)

8h – Cortejo Circense

14h – Oficinas de Artesanato Criativo, Frevo e Circo

14h – Tocando a Obra (educação patrimonial)

Sábado (13)

14h – Dança de hip-hop e Teatro

19h – Espetáculo Baldroca (Grupo Joana Gajuru)

20h – Poesia Musicada no Pandeiro (Rogério Dias e Fagner Dubraw)

21h – Hip-hop (Guerreiros Quilombolas)
22h – Pop rock (Fator 4)