Três dias de cidadania e festa cívica marcarão o programa Governo Perto de Você, que levará ações de Estado para o município de Marechal Deodoro, de 13 a 15 de novembro. Nesses dias, a sede do governo se mudará para a primeira capital de Alagoas, berço do proclamador da República, Marechal Deodoro da Fonseca. A expectativa, segundo o coordenador do programa, o ouvidor-geral Claudionor Araújo, é atender cinco mil pessoas, no sábado, das 9h às 17h, com serviços nas mais diversas áreas: educação, saúde, assistência social e defesa do consumidor, entre outras.

A programação oficial foi definida ontem, sexta-feira (6) à tarde. Às 9h da próxima sexta-feira (13), o governador Teotonio Vilela reinaugura o prédio da prefeitura municipal, com o descerramento de placa. Às 9h30, o governo se instala oficialmente na sede da prefeitura de Marechal. Às 10h está programada reunião conjunta entre secretários estaduais e os secretários municipais, que entregarão uma pauta de reivindicações aos responsáveis por cada pasta no governo de Alagoas.

A ideia é que cada secretaria apresente sugestões e reivindicações para que o Governo possa aperfeiçoar os serviços desenvolvidos no município. Para isso, o Estado conta com o apoio do prefeito Cristiano Matheus e da Câmara de Vereadores de Marechal.

Ainda na sexta, o governador Teotonio Vilela inaugura, às 10h30, a Escola Estadual Dona Rosa da Fonseca, que vai ampliar a oferta de vagas na rede de ensino da cidade; às 11h, o governador fará uma visita ao Hospital 24 horas, que foi reformado.Duas motos serão entregues pelo governo ao hospital. A programação prossegue às 11h30, com a inauguração da delegacia e entrega de uma viatura para a Polícia Militar. Ao meio-dia, o governador entrega o recapeamento do acesso da Massagueira, e às 15h, assina ordens de serviço do saneamento da Praia do Francês e para a construção de um hotel na região.

No sábado, ocorrem as ações de cidadania, que se concentrarão na Escola Estadual Dona Rosa da Fonseca, no bairro Poeiras. As ações começam às 9h e se prolongam até as 17h, com a participação do governador Teotonio Vilela. No domingo, 15, dia da Proclamação da República, às 15h, o governador participa do desfile cívico militar, em Marechal Deodoro.

“Essa é a homenagem do governo ao proclamador da República, Marechal Deodoro da Fonseca, mas também uma ação de governo que visa levar os serviços de Estado para a população mais carente, que enfrenta dificuldade de se deslocar até a sede das secretarias e órgãos públicos, normalmente na capital, para obter, por exemplo, a carteira de Identidade, de Trabalho, o registro civil”, diz o ouvidor Claudionor Araújo, que ressalta: “Com o programa, o governo estará e descentralizando e facilitando, sobretudo, a vida das pessoas mais necessitadas. Isso tudo gratuitamente”.

Serviços — Além de emissão de carteira de identidade e registro civil, o Estado levará a Marechal Deodoro ações de saúde, com distribuição de preservativos, teste de glicemia, verificação de pressão arterial; cadastramento no Programa Nota Fiscal Alagoana, com a Secretaria da Fazenda; Ouvidoria vai às Ruas, um serviço que visa aproximar o governo da população, ouvir as reclamações, denúncias e sugestões para os responsáveis pelos serviços públicos; caravana cultural, oficinas e apresentações artísticas, com a Secretaria de Cultura; campanha de educação ambiental, com o IMA; educação no trânsito, do Detran; defesa do consumidor, com o Procon; Secretaria do Trabalho, que fará emissão de Carteira de Trabalho a intermediação de mão de obra; qualificação profissional e cadastro no Sine. Defensoria Pública, Polícia Militar e Arquivo Público também estarão presentes.