Agência Alagoas

O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, participa nesta quarta-feira (4), do Vota Cultura, em Brasília. Essa é uma ação do Congresso Nacional, que visa incentivar os parlamentares a votarem em projetos de lei estratégicos para a cultura no País. Viégas aposta nas emendas que tenham como objeto a restauração de patrimônios históricos e artísticos de Alagoas.

A programação do Vota Cultura será realizada também na quinta-feira (5), Dia Nacional da Cultura. Serão discutidos ainda o projeto para criação de salas de cinema em municípios de até 100 mil habitantes que ainda não têm esses centros; o Vale-Cultura; plano e sistema nacionais de Cultura.

Na semana passada, Viégas esteve reunido com o então ministro interino da Cultura, Alfredo Manevy e os parlamentares alagoanos Augusto César Farias, Antônio Carlos Chamariz, Carlos Alberto Canuto, Francisco Tenório, Givaldo Carimbão e Joaquim Beltrão.

No encontro, foram apresentados 15 projetos na área de cultura para Alagoas. Tratam desde a recuperação de templos religiosos (Igrejas Nossa Senhora Mãe dos Homens, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Ó e do Livramento, Matriz de Santa Luzia do Norte, dentre outras) ao Festival de Cinema de Penedo.

O secretário de Estado da Cultura em Alagoas, Osvaldo Viégas, é também presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura (Conecta). Os conselhos constituem espaços fundamentais para a troca de informações, discussão e orientação acerca das questões culturais de estados e do país. Estabelecem interlocução com o Ministério da Cultura, o Conselho Nacional de Política Cultural, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.