AMA reforça importância do fortalecimento das ações da primeira infância

  • Assessoria
  • 16/07/2020 08:23
  • Interior

A presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeita Pauline Pereira, reforçou a importância para fortalecer a política de assistência às crianças e adolescentes durante webconferência realizada na tarde desta quarta-feira, dia 15. A reunião foi idealizada pela Deputada Federal Tereza Nelma e teve como tema o SIPIA – Sistema de Informação para a Infância e adolescência.

A prefeita Pauline conheceu como está o andamento da implantação do sistema nos municípios alagoanos e prometeu que a AMA vai auxiliar o grupo conversando com os prefeitos e destacando a importância de nomear um coordenador técnico municipal do Sipia.

“O primeiro passo é ter essa relação de quais prefeituras já possuem os coordenadores municipais. Como AMA vou pedir que os prefeitos indiquem seus coordenadores, porque assim fica mais fácil monitorar como o sistema está sendo utilizado. Todos os gestores têm e precisam ter esse comprometimento com a primeira infância”, destacou a presidente da AMA, ao lembrar também que a entidade tem obtido um resultado muito bom em articulações como essas.

A deputada Tereza Nelma reforçou a importância da AMA nesse processo e mostrou preocupação com a geração de crianças que está crescendo durante essa pandemia. “A pandemia vai levar uma geração com deficiência intelectual, por causa da nutrição falha que teremos”, destacou ao se referir as crianças que dependem da alimentação nas escolas.

Também participaram da reunião: Taiane Grave, defensora Pública e presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente; Ubirajara Ramos, promotor de Justiça, coordenador do Núcleo de Defesa da Infância e da Juventude do Ministério Público; Jó Pereira, deputada estadual; Ruthileia Barbosa, comissão da criação da OAB; Jailda Morais, presidente do Fórum dos Conselheiros Tutelares de Alagoas.

Sipia
O Sistema de Informação para a Infância Adolescência (Sipia) é uma plataforma nacional de apoio e retaguarda às ações federativas de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas relacionadas à infância e adolescência.