Foto: Carla Cleto
Ações de combate a dengue

Um estudo epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apontou que quatro bairros em Maceió - Pajuçara, Ponta Verde, Centro e Bebedouro -  foram classificados de alto risco para transmissão da dengue.

Os dados levaram em consideração as informações de pessoas contaminadas até a 23ª semana de 2020. De acordo com a SMS, equipes retornam às visitas domiciliares em áreas consideradas de maior risco nesta quinta-feira (16).

Por conta da pandemia de Covid-19, as equipes mantinham o trabalho de campo no combate à dengue em condição de sobreaviso e atuando para verificar denúncias realizadas.

Os agentes de endemias seguirão as orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde que recomendam que o trabalho seja desenvolvido no peridomicílio dos imóveis (lateral, frente e quintal), sem entrar nos domicílios, utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários

 Além do controle do Aedes Aegypti, também são realizados controle da leishimaniose, triatomíneos (barbeiro), dos roedores e escorpiões. “Vale destacar que a base do trabalho dos agentes de endemias é educativo. Eles vão orientar  os proprietários em como lidar e como desenvolver o controle de vetores e animais peçonhentos. Sendo assim, é fundamental que a população cumpra seu papel, adotando os cuidados preventivos em suas residências e em suas comunidades”, destaca a gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos do Município, Carmen Samico.

Confira o risco para cada área

ÁREA DE BAIXO RISCO – 32 bairros: Jaraguá, Trapiche, Prado, Canaã, Gruta de Lourdes, Jardim Petrópolis, Pinheiro, Santo Amaro, Ouro Preto, Mutange, Fernão Velho, Chã de Bebedouro, Petrópolis, Rio Novo, Santa Amélia, Serraria, Barro Duro, Feitosa, São Jorge, Benedito Bentes, Antares, Santa Lúcia, Cidade Universitária, Clima Bom, Santos Dumont, Garça Torta, Guaxuma, Cruz das Almas, Jacarecica, Riacho Doce, Ipioca e Pescaria.

ÁREA DE MÉDIO RISCO – 14 bairros: Mangabeiras, Jatiúca, Ponta da Terra, Ponta Grossa, Poço, Levada, Vergel do Lago, Pontal da Barra, Pitanguinha, Farol, Bom Parto, Chã da Jaqueira, Jacintinho e Tabuleiro dos Martins.

ÁREA DE ALTO RISCO – quatro bairros: Pajuçara, Ponta Verde, Centro e Bebedouro. 

*Com informações da Assessoria.