Quem inventou o rock and roll foi uma mulher preta americana, bebê!

  • Arísia Barros
  • 13/07/2020 22:19
  • Raízes da África

No dia mundial  rock,13 de julho,  é sempre importante relembrar [email protected] [email protected]  que fizeram a história do blues americano, como a pioneira , Rosetta Nublin ,a Sister Rosetta Tharpe e seu programa gospel na rádio nos anos 30, 40. 
Influência confessa de Elvis Presley, figura conhecida pela voz poderosa, enorme presença de palco e estilo único de tocar sua guitarra.Dizem que  Elvis, quando criança, saía correndo da escola para ouvir o programa e as músicas que ela cantava.
O jeito dela cantar e tocar guitarra acabou sendo assimilado por outro King, o B.B.
Bob Dylan era , assumidamente fã desta artista extraordinária.
Aos 4 anos Rosetta Nublin fez a sua primeira atuação, acompanhada pela guitarra, cantou um  conhecido tema gospel. 
A forma como tocava transpirava Blues  impressionou muitos. Rosetta era também uma das poucas mulheres negras a tocarem guitarra na década de 20 do século passado.
Casou-se com Thomas A. Thorpe, um pastor evangélico abusivo e controlador que se aproveitara do talento e da popularidade de Rosetta. Divorciou-se, mas manteve  o nome do ex-marido, alterando a grafia para Tharpe.
Rosetta Tharpe é uma inspiração para Etta Jones, Johnny Cash, Little Richard, entre outros. O seu legado é enorme, marcou a história da música, marcou gerações e apaixona todos aqueles que a ouvem, isto derivado à alma que possuía, à sua energia e poder.
A  cantora e instrumentista americana morta em 1973 é a madrinha-avó do Rock n’ Roll.
Você sabia?


Fonte: https://www.geledes.org.br/voce-sabia-que-foi-uma-mulher-negra-que-criou-rock-nroll/