Rede municipal: recesso escolar será de 27 a 31 de julho

  • Assessoria
  • 07/07/2020 17:55
  • Educação

Apesar da paralisação das atividades nas escolares em Maceió, como medida preventiva de combate à Covid-19, a Secretaria Municipal de Educação buscou alternativas para manter a rotina de crianças da Educação Infantil, alunos do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), como o projeto Rádio Escola Maceió e a distribuição de conteúdos por aplicativos e redes sociais. As adaptações no calendário do ano letivo também incluem a mudança no recesso escolar, que será de 27 a 31 de julho. 

O diretor de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Roberval Ferreira, diz que os novos dias dos recessos foram analisados e discutidos pelos gestores. “Foi feita uma consulta aos diretores e 80,5% das escolas optaram pela alteração do recesso”, afirmou.

A Semed publicou a Portaria Nº 73 de 18 de junho de 2020, que alterou o recesso escolar de 20 de junho a 03 de julho para 27 a 31 de julho, com base no Decreto Municipal nº 8.902 de 15 de junho de 2020. A medida substituiu a mudança propostas pela Portaria Nº 18 de janeiro de 2020, queestipulavam os dias anteriores para as pausas nas atividades. O recesso escolar do fim de ano, no entanto, manterá 10 dias, de 21 a 30 de dezembro de 2020, como compõe o cronograma normal.

 Professores seguem com atividades em rádio e redes sociais

A coordenadora de Normas e Legislação da Semed, Juliana Chaet, explica que as mudanças feitas pelas equipes foram executadas em discussão com os professores de forma democrática. Segundo ela, as enquetes foram em sua maioria votadas positivamente para as alterações dos dias.

O desenvolvimento do teletrabalho e o início do Projeto Rádio Escola foram também um dos principais motivos para a mudança dos dias. “Não seria viável prejudicar o andamento do Projeto”, disse Juliana.