Agência Câmara Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Marx Beltrão

A educação de Coruripe mais uma vez é destaque nacional. Desta vez, os alunos do município ficaram entre os 10 primeiros colocados em todo o país no 1º Simulado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), edição 2020. O resultado foi publicado nesta semana. Um total de 371 alunos da rede pública municipal coruripense participaram da prova, divididos no nível I (sexto e sétimo anos) e no nível II (oitavo e nono anos).

O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, destacou mais um excelente resultado da educação do município. “Os estudantes de Coruripe mais uma vez provam o que já sabemos: Coruripe tem a melhor educação pública de Alagoas. O prefeito Joaquim Beltrão está de parabéns, mas principalmente este feito é fruto do esforço imenso de cada professor e de cada trabalhador da educação do município. São servidores que provam que trabalho sério, compromisso e dedicação transformam vidas”, afirmou o parlamentar nesta sexta-feira (26).

Comprovando o ensino de qualidade do município, 11 escolas participaram da avaliação competindo de forma remota respondendo perguntas objetivas e de raciocínio lógico, mesmo diante da pandemia do novo coronavírus. A realização do simulado teve como meta estimular o aprendizado de matemática, diante do adiamento do calendário das provas da OBMEP.

No nível 1, os alunos de Coruripe conquistaram o 1º lugar e o 2º lugar no simulado da OBMEP, com os estudantes Anthony Farias em 1º lugar, e Adryeel Mello em 2º lugar. Os estudantes são oriundos da Escola Municipal Liege Gama e da Escola Municipal Cláudio Daniel. Ainda neste nível, a estudante Emilly Silva, da mesma Escola Municipal Liege Gama, ficou em 10º lugar nacional. O mesmo resultado positivo se repetiu quanto ao desempenho dos alunos coruripenses do nível 2, sendo que ainda em maior quantidade.

No nível 2, um número de 6 estudantes de Coruripe ficaram no ranking dos 10 mais bem avaliados do país. O município levou o 1º lugar com a estudante Rayssa Araújo, da Escola Municipal Maria Rocha; o 3º lugar com a aluna Kelly Oliveira, da Escola Municipal Santa Ana; a 6ª colocação com a estudante Rayssa Santos, da Escola Municipal Santa Ana; a 7ª colocação com a estudante Janaina Cordeiro, da Escola Municipal José de Carvalho; o 8º lugar com a aluna Ananda Vitória Santos, da Escola Municipal Francisco Amálio; e o 10º lugar com a estudante Vitória Silva, da Escola Municial Liege Dantas.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. 

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a organização da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) decidiu adiar a sua 16ª edição para setembro de 2020 e março de 2021. Agora, a primeira e segunda fases da disputa serão, respectivamente, nos dias 22 de setembro deste ano e 27 de março de 2021. De acordo com o MEC, o Impa e a SMB, a alteração no calendário visa permitir que todas as escolas, professores e estudantes possam participar do evento com segurança.