Na manhã deste sábado (31), o júri da 33º Mostra de Cinema de São Paulo se reuniu com a imprensa para anunciar os 17 filmes --cinco deles documentários-- pré-selecionados pelo público para concorrer ao prêmio Bandeira Paulista. A rápida coletiva aconteceu em uma das salas do Frei Caneca Unibanco Arteplex (região central).

Fazem parte do júri o cineasta turco Ali Özgentürk --que apresenta seu filme "A Peça da Discórdia", nesta Mostra--, o sérvio Goran Paskaljevic, o crítico de cinema Jean-Michel Frodon, o diretor Chileno Marco Bechis e a cineasta brasileira Suzana Amaral.

Na ocasião, os membros do júri declararam entusiasmo por participarem da Mostra de São Paulo. "Uma importância deste festival é que ele busca educar através do cinema", destacou Özgentürk. O cineasta afirmou nunca ter participado de uma mostra em que o público pré-selecionasse os títulos.

O crítico Frodon também se disse feliz por participar e completou: "Conheço muito bem o trabalho de Leon Cakoff e Renata de Almeida [organizadores da Mostra], e temos a mesma ideia de que críticos e cineastas devem se unir para disseminar o cinema".

Prêmio Bandeira Paulista

Após as apresentações, a organização da Mostra divulgou os filmes mais votados pelo público. Desta lista, o júri selecionará o melhor filme de ficção e o melhor documentário. Os resultados devem ser anunciados nesta quinta-feira (5), o último dia do evento. Veja os escolhidos:

Ficção