Falha no iFood troca dados dos usuários e expõe até histórico de conversas no aplicativo

  • Extra
  • 19/06/2020 16:57
  • Tecnologia

Uma falha no aplicativo de entregas iFood gerou alvoroço entre os usuários na manhã desta sexta-feira (dia 19). A plataforma passou por um problema de atualização que fez com que algumas pessoas tivessem seu endereço trocado na ferramenta, além de conseguir visualizar dados pessoais de outros consumidores, incluindo histórico de pedidos e conversas pelo chat da plataforma com restaurantes e entregadores.

Segundo o iFood, o problema durou cerca de 30 minutos e, durante esse período, o sistema exibiu dados pessoais dos usuários de maneira aleatória. A empresa reforça que, ainda assim, não foi possível que clientes fizessem pedidos por outras pessoas ou acessassem contas de terceiros.

"Por precaução, a plataforma deslogou os usuários impactados, que ficaram impossibilitados de realizar pedidos neste período. A situação já está normalizada e os usuários impactados estão sendo comunicados do ocorrido", ressaltou a empresa.

Diversos usuários comentaram sobre o assunto no Twitter, afirmando que a plataforma mostrava pedidos e endereços que não eram os seus. A maioria dos consumidores também recomendava a outros que deletassem seus dados de cartão de crédito, mas segundo o iFood isso não é necessário.

"A empresa esclarece que os meios de pagamento ficam gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, e não são armazenados nos bancos de dados da plataforma. Dessa forma, os dados referentes a esses cartões não sofreram qualquer vazamento".