Foto: Pei Fon/Secom
Atividades dos projetos da Prefeitura de Maceió estão suspensas a partir desta quinta-feira (19).

Para dar orientações a trabalhadores e alunos nos ambientes onde se realizam atividades físicas, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió, elaborou uma cartilha contendo sobre medidas de proteção e higiene, com o objetivo de diminuir as chances de disseminação da Covid-19 nesses locais, durante o retorno gradual do setor, previsto pelos órgãos públicos.

Segundo Bruna Omena, enfermeira do Cerest e idealizadora do material educativo, com o retorno dessas atividades é preciso orientar o setor de forma correta. “As orientações da cartilha foram baseadas em portarias, notas técnicas do Ministério da Saúde e também na cartilha desenvolvida pela Associação Brasileira das Academias (ACAD). As instruções devem ser seguidas tanto pelos profissionais de educação física/desportiva, quanto pelos clientes em ambientes abertos e fechados”, explica.

O material contém diversas instruções, entre elas, os cuidados com a higiene durante a prática da atividade física, o que inclui não compartilhar objetos de uso pessoal como garrafas e toalhas, higienizar os equipamentos com álcool a 70% ou solução desinfetante a cada uso, não usar bebedouros coletivos e manter a distância de dois metros entre as pessoas.

“É importante lembrar também que em ambientes fechados, como academias e estúdios, recomenda-se que durante seu funcionamento, o estabelecimento faça de duas a três pausas por dia de 30 minutos para a limpeza geral e desinfecção. Os profissionais devem sempre estar usando os equipamentos de proteção individual e tendo cuidado para evitar aglomerações, principalmente nas atividades ao ar livre”, destaca Bruna Omena, enfermeira do Cerest.

A cartilha orienta ainda sobre o uso e a higienização correta das máscaras reutilizáveis para evitar riscos de contaminação. A cartilha é direcionada a trabalhadores das atividades de condicionamento físico, como personal trainer e profissionais liberais da área, assim como para estabelecimento onde se realizam atividades físicas.

*Com assessoria