Foto: Agência Alagoas Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Um áudio com informações falsas está circulando em grupos de Whatsapp sobre o desenvolvimento da Covid-19, que aconteceria de forma progressiva até se transformar em "coronavírus". No áudio, uma mulher diz ter testado positivo para a doença e afirma que ela pode avançar do que seria o estágio 19 até o 35. Todas as informações contidas nesta mensagem são falsas.

“(...) Vai aumentando até virar ‘coronavírus’, que é onde já não tem mais jeito. Por isso eles me liberaram de lá o mais rápido possível, pra mim não ser contaminada com o ‘coronavírus’. (...) É desse jeito: vem o Covid e conforme o Covid, vai virando ‘coronavírus’. Ele vai aumentando os graus. Vai do 19... Acho que até o 30, ou é 35, e já vai para o ‘coronavírus’”, diz parte do áudio.

Segundo a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), existem sete tipos de coronavírus já identificados em todo o mundo, que geralmente são responsáveis por causar resfriados comuns, mas nenhum deles se desenvolve em escala progressiva como sugere o áudio.

“Ao todo, sete coronavírus humanos (HCoVs) já foram identificados: HCoV-229E, HCoV-OC43, HCoV-NL63, HCoV-HKU1, SARS-COV (que causa síndrome respiratória aguda grave), MERS-COV (que causa síndrome respiratória do Oriente Médio) e o mais recente, o novo coronavírus”, explicou a OPAS.

Para diferenciar dos outros tipo de coronavírus já existentes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu ao novo coronavírus uma nomenclatura temporária, Sars-CoV-2, que significa síndrome respiratória aguda grave – coronavírus 2. O nome Covid-19, atribuído à doença causada pelo Sars-CoV-2, foi oficializado pela OMS em fevereiro deste ano, e vem de Corona Virus Disease (Doença do Coronavírus), enquanto que “19” se refere ao ano do surgimento dos primeiros casos, em dezembro do ano passado, em Wuhan, região da China.

A infectologista Mardjane Lemos ressalta que, além de não existir a evolução da Covid-19 até o estágio 35, como sugere a mensagem, apesar de os nomes serem diferentes (coronavírus para o vírus e Covid-19 para a doença) o vírus é o mesmo. “O que vai determinar a evolução ou não para outras fases complicadas é a própria reação do organismo e/ou a presença de fatores de risco - como quem tem doenças crônicas e principalmente os que não se cuidam ou não estão bem controlados - que podem evoluir para as fases mais complicadas. Mas o vírus é o mesmo”, explicou.

 

*Com Agência Alagoas