Pixabay.com Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Redes Sociais

As redes sociais são um fenômeno de anos e que ainda geram um certo fascínio. O alcance é mundial, para o bem e para o mal. Não é exagero afirmar que pessoas e empresas precisam estar presentes nelas para “existirem” na esfera pública. Empresas, especialmente, precisam estar muito atentas a como elas se comportam nas redes porque uma campanha pode acabar com a trajetória da companhia. Exemplos disso não faltam e existe até agências que se especializam em gestão de risco nas redes sociais.

Mas não existe apenas a parte negativa. Saber usar as redes pode significar o contato direto com os clientes, a criação de público consumidor, a diferenciação perante os concorrentes e até uma fonte de renda direta. Por isso, para você que é dono de um negócio ou tem influência no seu trabalho para recomendar boas práticas nas redes sociais, damos algumas dicas valiosas para sair do comum no Facebook, Twitter, Instagram e outras plataformas, usando ferramentas como um aplicativo para fazer vídeo com fotos e músicagrátis.

 

Não seja “oficialesco”

Por não ser uma rede oficial própria e sim de uma empresa, mesmo que ela seja sua, muitos donos e criadores de conteúdo caem no erro de soar muito “oficialesco”. As redes sociais têm sua linguagem própria e chegar nela escrevendo como se fosse um relatório para a diretoria ou um email para um cliente pode não ser muito interessante.

Isso não quer dizer que você deva abusar de gírias, errar no português e ser debochado. Mas é possível usar emojis, criar personagens – muitas empresas brincam com um estagiário que seria o dono dos perfis e a ligação entre a empresa e os clientes – e usar memes. Isso nos leva ao segundo ponto.

Seja antenado

Novamente, sem sair completamente do seu intuito, que é vender um produto, você pode estar antenado em memes, assuntos do momento e brincadeiras saudáveis. Assim você se envolve com o que está rolando e pode ter uma maior conexão com os seguidores.

E é muito fácil fazer isso. Por exemplo, para vídeos é possível usar um aplicativo para fazer vídeo com fotos e música grátis como o WondershareFilmora. Com ele você pode capturar algum vídeo rápido usando até um celular ou tirar fotos e fazer uma montagem e editar tudo rapidamente com o programa.

Você pode assim envolver a equipe de sua empresa em desafios que estão rolando, mostrar o escritório ou loja, criar conteúdo legal como entrevistas sobre temas interessantes ou tutoriais sobre uso de seu produto, enfim, há um mundo de opções.

Mostre que seu produto é “útil”

 

Muitas vezes as empresas entendem as redes sociais como apenas um canal para exibir seu produto. Claro, se você vende calças, colocar uma foto das calças é importante. Mas o mais legal é criar um conteúdo que vai além da exibição pura e simples.

Seguindo nesse mesmo exemplo, que tal fazer um vídeo mostrando looks descolados usando as calças de sua empresa? Ou então combinações que permitam usar os jeans que você vende para um look mais profissional, para o dia a dia do trabalho?

Se você tem um restaurante, falar qual é o prato do dia é algo importante. Mas que tal mostrar receitas fáceis de fazer, filmadas na cozinha de seu restaurante, usando ingredientes acessíveis?

Isso eleva o que você faz, não só criando conteúdo que seja uma promoção do que você quer vender, mas traz algo útil para todos, não só para seus potenciais clientes. Porque uma foto de sua calça atinge e converte apenas quem já quer comprar. Agora, dando ideias de looks você atinge todo mundo que quer dicas para como se vestir e faz sua marca ficar na cabeça das pessoas.

Você pode ter a ajuda de um aplicativo para fazer vídeo com fotos e música grátis para criar de forma rápida e fácil e até usar influenciadores para replicar seu conteúdo ou participar da criação dele. No caso do restaurante, você pode convidar pessoas para provar essas comidas e serem jurados de sua produção. Ideias simples não faltam e as redes sociais são excelentes para expor.