Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true


Em 18 de fevereiro de 2019,  sob a portaria nº1.113, a Secretaria de Estado da Saúde instituiu o Comitê Estadual de Prevenção do Suicídio,em Alagoas.
O Comitê Estadual de Prevenção do Suicídio em Alagoas é  composto pela Secretaria de Estado da Saúde,Conselho Estadual de Saúde - CES,Secretaria Municipal de Saúde de Maceió,Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca,istrito Sanitário Especial Indígena,Secretaria de Estado da Educação,Ministério Público Estadual,Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL,como também de instituições da sociedade civil, dentre elas. Instituto Raízes de Áfricas, Centro de Amor à Vida - Cavida,e Centro de Valorização da Vida - CVV.
O Comitê Estadual tem o objetivo de,a partir de estudos científicos, criar estratégias para valorização da vida e prevenção ao suícidio.
O papel do Instituto Raízes de Áfricas,no Comitê, como representação do movimento negro é evidenciar,no contexto institucional, que o racismo é um dos gatilhos para o adoecimento mental, portanto o trato da saúde mental, no estado precisa ser ressignificado.
O Comitê existe faz um ano e outros meses, e como membro do Comitê Estadual de Prevenção do Suicídio e um dos autores que luta pela implementação de políticas públicas eficazes e efetivas, o Instituto Raízes de Áfricas pergunta: quando iniciaremos os trabalhos?
Quando?


https://www.jusbrasil.com.br/diarios/229491671/doeal-poder-executivo-21-02-2019-pg-60