Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A pandemia do novo coronavírus mudou muitas coisas em nossa vida, e além dos cuidados com a higiene pessoal, a atenção à higienização das compras é fundamental para evitar a contaminação.

Com o objetivo de orientar a população, a Vigilância Sanitária Municipal (Visa de Maceió) vem trabalhando, por meio do Programa Cidadão Vigilante, na disseminação de informações práticas, para que as atividades cotidianas sejam realizadas com a segurança necessária.

Segundo a assessoria de Comunicação da Visa, entre as principais orientações repassadas em seu programa de educação sanitária estão os cuidados com os alimentos e outros produtos comprados para o abastecimento das famílias em suas residências, que devem passar, obrigatoriamente, por um processo de higienização para serem guardados e, posteriormente, consumidos ou utilizados.

Atenção para todos os passos

1 – Como higienizar as compras?

Reserve um local para a limpeza e desinfecção dos produtos (de preferência com uma bancada lateral, onde não seja possível respingar em objetos ou em pessoas e que possa ser limpo ao final do processo);

Tenha à mão os utensílios e produtos de limpeza;

Prenda os cabelos e preferencialmente coloque máscara;

Utilize uma proteção para os olhos (óculos de proteção ou viseira);

Mantenha os produtos longe do rosto;

Considere sempre a sua mão suja. Nunca leve a mão à boca, ao olho, nariz ou cabelo enquanto estiver fazendo a limpeza;

Recomenda-se descartar sacolas e caixas de transporte ou higienizá-las da mesma forma que os produtos. Caixas de papelão não são facilmente higienizáveis e é preferível descartá-las;

Umedeça as embalagens com o produto de limpeza sem manipulá-las muito;

Todas as partes da embalagem devem ser higienizadas, incluindo de alimentos refrigerados. Um borrifador ajuda bastante! 2 – Que produto usar para a desinfecção?

Embalagens de produtos: Lavar com Água e Sabão OU Álcool a 70% OU Solução Clorada.

Frutas e verduras: Higienizar por imersão em solução clorada. Manter por 15 minutos, depois lavar e deixar secar naturalmente.

Se a embalagem tiver furos, microfuros ou a possibilidade de penetrar água: prefira o borrifador com álcool.

O que não for refrigerado, você pode deixar secar naturalmente.

3 – Como preparar a SOLUÇÃO CLORADA:

Misturar 1 colher de sopa (cheia) de hipoclorito de sódio de 2% a 2,5% ou água sanitária de 2% a 2,5% em 1 litro de água potável.

Essas e outras dicas e orientações podem ser consultadas no perfil da Visa de Maceió no Instagram (@vigilanciasanitariademaceio).

*Com assessoria