Foto: Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Jó Pereira reúne especialistas para discutir o desafio da volta às aulas após o isolamento

“O desafio da volta às aulas depois do isolamento: o que Estado e Municípios devem fazer?” É esse o tema do próximo programa Conversa Aberta, que acontece ao vivo, na quinta-feira, 21 de maio, às 14h30, no canal do Youtube da deputada estadual Jó Pereira (Jó Pereira Oficial). Propositora do debate, a parlamentar destacou a importância de discutir ações multissetoriais, principalmente na educação, para lidar com o pós-pandemia e os efeitos do isolamento social. 

Participam da discussão três especialistas na área de educação, o professor Vital Didonet (membro fundador da Rede Nacional da Primeira Infância – RNPI); o professor Luiz Miguel Martins (presidente da Undime); e Thaiane Pereira (coordenadora de projetos do Todos pela Educação). 

Jó Pereira destacou que, para haver uma reestruturação da educação é necessário planejamento e comprometimento com a causa: “Nós precisamos começar a pensar e planejar hoje as estratégias que utilizaremos para que os alunos, principalmente da rede pública, não sejam ainda mais prejudicados. É um processo contínuo, dinâmico e que só acontece com a participação de todos e de todas”. 

“Continuo afirmando que a transformação só acontece por meio da educação de qualidade, inclusiva, transformadora e tecnológica”, reforçou a deputada. 

Participantes 

Thaiane Pereira é graduada em Relações Internacionais pela PUC-MG, com especialização em Gestão pela Fundação Dom Cabral. Atuou como consultora na Falconi Educação nas secretarias estaduais de educação de São Paulo, Mato Grosso e no Ministério da Educação. Atualmente é coordenadora de projetos no Todos Pela Educação. 

Vital Didonet é professor, mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Tem mais de 30 anos de experiência em políticas públicas na área dos direitos das crianças na América Latina. É membro da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP), da qual foi presidente da seção Brasil e vice-presidente Mundial (1980 a 2002). Seu trabalho mais recente foi o assessoramento ao autor e ao relator do projeto de lei que resultou na Lei n° 13.257/2016, conhecida como Marco Legal da Primeira infância. E é membro fundador da Rede Nacional Primeira Infância – RNPI.

Luiz Miguel Martins possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS (2000), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2003) e doutorado em Linguística aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2015). Tem experiência acadêmica nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Literatura, Linguagem Jurídica e Comunicação e Expressão. Atualmente exerce a função de secretário Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP e presidente da Undime.