Imagem: Reprodução / Agência Alagoas Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Mais uma fake news está circulando em grupos de Whatsapp, em Alagoas. É falso o texto com informações de que a Farmex (Farmácia de Medicamentos Excepcionais), ligada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), estaria distribuindo hidroxicloroquina para pacientes diagnosticados com Covid-19.

Segundo o falso texto, o cidadão teria que se cadastrar por e-mail: "Hidroxicloroquina é dispensada pela farmácia do estado, que fica ao lado do Portugal Ramalho, para pacientes cadastrados. O cadastro é feito até por e-mail, com receita médica para lúpus, malária e Covid. Tem tudo no site da Sesau", diz a mensagem.

De acordo com a Sesau, a informação não procede, uma vez que a Farmex disponibiliza hidroxicloroquina apenas para pacientes com Lupus Eritematoso ou Artrite Reumatóide e com prescrição médica.

A secretaria destaca que, quando o médico decide por esse tratamento, o remédio é disponibilizado aos pacientes com sintomas de Covid-19 nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do Jacintinho, Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes e Trapiche da Barra; na Central de Triagem do Ginásio do Sesi e do Benedito Bentes; e nas Unidades Sentinelas Walter Moura e Jorge Duarte.

 

*Com informações da Agência Alagoas