Ilustração Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Coronavírus

Atualizada às 18h13

Após o anúncio da primeira morte por Covid-19, comunicada pelo governador Renan Filho em uma rede social, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou o laudo da morte em nota enviada à imprensa, na tarde desta terça-feira, dia 31.

De acordo com a Sesau, está confirmado o primeiro óbito pela Covid-19 em Alagoas, conforme exame realizado pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL).

A Sesau esclareceu ainda que a vítima, do sexo masculino, tinha 64 anos, e estava internada com respiração artificial.

Ainda segundo a secretaria, a vítima  era natural do Acre e residia na capital alagoana  e não tinha histórico de viagem para fora do Estado.

Segundo o prontuário médico, ele era diabético e seus familiares estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Em relatos descritos pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da Sesau, responsável pela notificação e investigação dos casos suspeitos da Covid-19 em Alagoas, o paciente chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Trapiche, na madrugada do dia 27 de março de 2020, após ter sido encaminhado pelo Hospital Geral do Estado (HGE), com sintomas de falta de ar (dispneia) e histórico de febre que estava ocorrendo há cinco dias.

O médico plantonista realizou todas as avaliações necessárias, reforçou a assessoria exolicando que ao perceber a gravidade da situação, o paciente foi entubado na própria UPA. Graças ao Plano de Contingência Estadual de Enfrentamento à Covid-19, colocando em prática a montagem de leitos intensivos nas UPAS, dotando os locais com os equipamentos para cuidados aos pacientes que chegassem com suspeitas do novo coronavírus.

Em relação à coleta, o paciente passou pelo procedimento de coletagem ainda no Hospital Geral do Estado (HGE). Posteriormente, a coleta foi encaminhada ao Laboratório Central de Alagoas (Lacen-AL).

Após análise laboratorial, o resultado divulgado nesta terça-feira (31) testou como positivo para Covid-19 em um único teste feito pelo paciente. Segundo o prontuário médico, o paciente era hipertenso e diabético

Nas redes sociais, supostos parentes da vítima questionam a informação e alegam que o senhor não teria falecido devido à Covid-19 e sim por problemas respiratórios decorrentes de uma pneumonia.