Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

.
O nome dela é Valentina que significa valente, forte, vigorosa, cheia de saúde.
A pequena Valentina Suzuki Burity tem 11 meses,e,é bem sapeca, esperta, fazedora de piruetas- elogia, orgulhosa a mãe, a Major do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Viviane Suzuki.
Dia destes, Suzuki apresentou uma bebê-boneca-preta para Valentina.
É ela quem diz: " Valentina  fez uma alegria gigante, rindo, querendo tocar e beijar. Acredito que imaginou que fosse uma amiguinha e ficou alisando rostinho, "conversando" e tentou ate puxar a chupeta da boneca."
Bebês e crianças pequenas vivem  essências, não percebem diferenças étnicas, ou outras diferenças. Os preconceitos vão sendo adquiridos no meio social .
Valentina viu na boneca uma cópia dela mesma, mesmo tendo a cor da  pele diferente da sua.
A família é  primeira mentora das crianças. Famílias que sabem reinterpretar o valor da diversidade entre pessoas ensinam as  suas crias , de uma  forma lúdica, o  real valor do respeito e da solidariedade humana, às diferentes formas de vida.
Educar , crianças para o mundo lá fora, é também, e principalmente, travar  a luta contra todo tipo de preconceito, para que não se formem  hiatos profundos na educação infantil. Diferente sim, mas, não desigual.
Que Valentina cresça dando muitos  gritinhos de felicidades,  não só com a bebê-boneca-preta, mas, também pelo simples prazer de conhecer gentes múltiplas e diversas .
Prazer,linda, Valentina!


A  veiculação da foto da Valentina  tem permissão da mãe.