Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Havia alguma desconfiança quando o Arsenal pagou ao Chelsea £8 milhões pelos serviços de David Luiz no último dia da janela de transferências do meio do ano. Enquanto alguns anunciavam a chegada de um experiente zagueiro da Premier League por umvalor relativamente baixo, muitos ficaram coçando a cabeça com a decisão do então técnico Unai Emery de contratar um jogador com histórico de tomadas de decisão questionáveis em campo.

Na melhor das hipóteses, David Luiz é um bom jogador, um meio-campo dinâmico, que possui bom controle e pode fazer a saída de bola desde a zaga. De certa forma, ele se encaixa perfeitamente na maneira de jogar do Arsenal, mas um zagueiro único dessa forma talvez não fosse o que os Gunners precisavam, pois tentavam entrar novamente entre os quatro melhores da Premier League. Com jogadores como Sokratis e Shkodran Mustafi lutando por sequência e consistência, o Arsenal precisava de alguém sólido e confiável. David Luiz é tudo menos isso.

Com o Arsenal atualmente na 10ª posição na tabela da Premier League, e imprevisível em palpites de futebol para os jogos de hoje, esta temporada está prestes a ser uma daquelas a ser esquecida pelo clube do norte de Londres. É justo dizer que David Luiz ainda não conseguiu encontrar seujogo no Emirates Stadium, com o Arsenal marcando 36 gols nos 27 jogos da liga nesta temporada.

A pergunta é se Mikel Arteta pode trazer o melhor de David Luiz, as qualidades que o fizeram transferir por enormes quantias de dinheiro no passado. Na campanha vitoriosa do Chelsea em 2016-17, ele foi um dos jogadores de destaque no time de Antonio Conte, mostrando o equilíbrio perfeito de solidez defensiva com a marca registrada do jeito brasileiro.

Mas essa versão mais confiável de David Luiz contrasta com os hábitos de erros constantes aos quais ele sempre se acostumou. A falta de disciplina e os erros individuais sempre foram um problema para o brasileiro, e esses são exatamente os tipos de problemas que afetaram o Arsenal nas últimas temporadas.

Arteta tem a experiência de ter sido parte de uma das maiores equipes que a Premier League já viu,a equipe do Manchester City de 2017-18. Por todas as suas proezas de marcar gols, eles também eram imensamente sólidos na defesa, e Arteta precisa levar essa solução defensiva ao Emirates.

Para David Luiz, está claro que ele precisa de um grande parceiro defensivo para realmente florescer. Ele teve isso no Chelsea formando a dupla com Gary Cahill, um zagueiro experiente e sem brincadeiras que complementava o talento de David Luiz. Quando jogava pela seleção brasileira, David Luiz costumava ter a presença garantida de Thiago Silva ao seu lado. Vale lembrar que a derrota por 7-1 do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014, que foi um dos dias mais sombrios de David Luiz no futebol, ocorreu quando Thiago Silva não estava em campo por cumprir suspensão.

Infelizmente, o Arsenal não tem esse tipo de líder defensivo no momento. David Luiz, Sokratis, Mustafi e Calum Chambers não são nomes que inspiram muita confiança, enquanto Rob Holding continua sofrendo com lesões.

Há uma sensação de que Arteta está lentamente construindo algo no Arsenal – quesua perspicácia de treinador, muito conceituado, está gradualmente começando a surtir efeito. Ainda não se sabe se David Luiz terá um papel a desempenhar na visão do espanhol no futuro do Arsenal.