Foto: Corpo de Bombeiros Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Atualizada às 9h14

O rompimento de uma barragem em Pernambuco fez que com o nível do Rio Ipanema aumentasse e o nível da água subir mais de 2 metros da cota de transbordamento, no município de Santana do Ipanema. Na manhã desta segunda-feira (30), a cidade voltou a ser afetada pela enchente.

Conforme alerta emitido pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o aumento do volume do rio pode gerar também impactos no município de Poço das Trincheiras e localidades próximas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, em Santana do Ipanema água chegou com muita força e voltou a invadir as residências novamente. Pontos que não foram atingidos na semana passada ficaram alagados e até ruas do Centro da cidade foram atingidas pela água. 

A Defesa Civil do município informou que as famílias atingidas nesta segunda-feira estão sendo levadas para casa de parentes ou espaços públicos e escolas, que foram preparadas para receber os desabrigados. O órgão ainda não tem o número de quantas pessoas foram afetadas. 

Informações obtidas pelo CadaMinuto dão conta que as entradas da cidade foram fechadas devido a força da água que vem passando pelas pontes. No município de Poço das Trincheiras vários moradores estão ilhados.

Como a previsão é de chuva com intensidade moderada entre a noite deste domingo e madrugada da segunda-feira, podendo também ocorrer pancadas em pontos isolados da Bacia Hidrográfica do Ipanema no estado de Pernambuco, existe a possibilidade de inundação das casas mais próximas ao leito do rio principal e adjacências, além de alagamentos em áreas urbanas com deficiência de drenagem urbana, caso ocorram pancadas de chuva intensas nessas regiões.