Foto: Átila Vieira|Secom Maceió Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Lilyan Valões, diretora-executiva do Procon Maceió, esclarece sobre o pagamentos de dívidas bancárias.

Para ajudar os consumidores que estão em dúvida sobre as dívidas com os bancos neste momento de pandemia, o Procon Maceió informa que os consumidores podem negociar a prorrogação desses vencimentos, entretanto, dentro das regras ou políticas adotadas por cada instituição financeira.

Segundo a diretora-executiva do Procon Maceió, Lilyan Valões, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que a possibilidade de adiar pagamentos de empréstimos, financiamento de imóveis e veículos está disponível durante esse período de quarentena, desde que os clientes estejam com contas anteriores em dia.

“Os bancos estão aceitando rever junto com empresa e clientes pessoas física alternativas de pagamento. De acordo com a Febraban, se os clientes forem bons pagadores, poderão pedir a prorrogação da parcela por até 60 dias”, explicou.

Lilyan alerta que o consumidor deve ficar atento a cobranças de juros referente ao período que o pagamento for suspenso. Além de checar quais contratos estão sujeitos à prorrogação, pois cada instituição financeira adota uma política de repactuação de dívidas, seguindo a relação cliente-empresa.

Canais alternativos

A diretora-executiva do Procon recomenda que, nesse período de isolamento contra a Covid-19, os consumidores busquem meios alternativos para realizar pagamentos, movimentação financeira ou negociação de dívidas, a exemplo da internet banking e do atendimento telefônico.

Atrasos

Sobre possíveis atrasos dos atendimentos por meios telefônicos, o Procon lembra que isso pode acontecer devido à redução da carga horária dos bancos, sem contar a quantidade de ligações e refinanciamentos que os mesmos vêm recebendo.

Serviço

Devido ao Decreto 8.846, que institui a Situação de Emergência em Saúde Pública na capital e determina medidas temporárias de combate e prevenção à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), incluindo o teletrabalho, o Procon Maceió reforça que não é preciso sair de casa para registrar denúncias ou tirar dúvidas.

Os consumidores maceioenses têm à disposição os telefones 0800 082 4567 ou 98882-8326 (whatsApp), bem como o e-mail  [email protected]

*com Secom Maceió