Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

As cidades do sertão alagoano e da bacia leiteira continuam em alerta devido às águas que descem do estado de Pernambuco e tem provocado grandes estragos ao longo do Rio Ipanema e seus afluentes, como o Riacho Camoxinga no município de Santana do Ipanema.

De acordo com o responsável pela defesa civil de Santana do Ipanema, Paulo Américo, as famílias desabrigadas estão sendo levadas para escolas municipais na parte alta da cidade para que possam se abrigar.

“Até o momento não temos um real levantamento, pois algumas famílias já haviam saído de suas residências antes da água invadir a cidade, pois durante a tarde fizemos um trabalho de alerta”, disse Paulo.

Leia mais: Riacho invade ruas de Santana do Ipanema e bombeiros são acionados para resgatar vítimas

 Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram um trabalho preventivo alertando as famílias para que pudessem sair das residências. “Vem muita água descendo da serra junto com o Rio Ipanema, quem estava aqui em 2004, viu que o Rio chegou levando tudo, oriento que os senhores procurem a casa de parentes e caso não tenham parentes em locais seguros, podem procurar a prefeitura, pois eles já dispõem de locais adequados para acomodar todos”, disse o oficial.

A defesa municipal emitiu alertas em relação a elevação do mesmo rio só que na cidade de Águas Belas em Pernambuco.  No município de Batalha, localizado na Bacia Leiteira, a Defesa Civil do município também emitiu um alerta, principalmente para a população que reside as margens do rio.

Salvamentos

Devido a enchente,  os bombeiros realizaram mais de 40 salvamentos foram realizados, dentre eles o mais comum é o registro de pessoas que estavam ilhadas dentro de casa. Ao contrário do que foi propagado nas redes sociais, os militares afirmaram que não há registros de mortos nem de desaparecidos na região. 

Hidrografia

O riacho que transbordou é afluente do Rio Ipanema e o encontro deles ocorre dentro da cidade sertaneja. Além da cidade de Santana do Ipanema, as águas do rio Ipanema passam pelas cidades de Poço das Trincheiras, na zona rural, pela cidade de Olivença, na zona rural, Major Izidoro, na zona rural e em povoados, pela cidade de Batalha e povoados, e por fim pela cidade de Belo Monte que é quando ele se encontra com as águas do Rio São Francisco.

*Sob supervisão e com informações de Correio Notícia