Foto: Divulgação Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Hospital Helvio Auto

É falso o áudio que está circulando nos grupos de Whatsapp em que uma mulher, não identificada, relata internações de vários pacientes com a Covid-19 no Hospital Geral do Estado (HGE) e no Hospital Escola Doutor Helvio Auto, antigo HDT.

No irresponsável áudio, a mulher diz que “(...) Acabou de confirmar agora que tem seis casos no HGE confirmados e dez no HDT confirmadíssimos”, e acrescenta: “Os médicos do HGE não quiseram nem pegar e mandaram transferir os pacientes para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HDT”.

Porém, segundo as informações divulgadas pelas assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau), o último boletim divulgado pelo órgão, emitido nesta terça-feira, 24, constavam apenas dez casos confirmados em Alagoas. Todos eles, de acordo com a Secretaria, estão sendo tratados em casa, sem precisar de internação médica.

A assessoria de comunicação do HGE explicou que quando um paciente apresenta sintomas da Covid-19 é feita uma triagem para uma sala de isolamento na unidade hospitalar, a fim de evitar o contágio com outras pessoas. Nessa sala, é feito o teste, e nos casos em que o paciente apresentar problemas respiratórios/dificuldades para respirar, será encaminhado para o Hospital Escola Doutor Helvio Auto, hospital referência para tratamento de pessoas com quadro clínico suspeito de Covid-19.

A assessoria de comunicação do HEHA informou que não há na unidade hospitalar, até o momento, nenhum paciente confirmado com o novo coronavírus, no entanto há pessoas internadas sob suspeita da doença. A assessoria informou ainda que, embora o hospital seja referência para o tratamento de Covid-19 no estado, ele não atende demandas espontâneas, só recebendo pacientes encaminhados por outros serviços de saúde.

*Com assessoria