Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A prefeitura de Jequiá da Praia iniciou nesta segunda-feira (23) a 22ª campanha nacional de vacinação contra a influenza. A prefeita Jeannyne Beltrão preocupada com a prevenção dos idosos como grupo de risco, ao vírus do Covid-19, juntamente com a equipe de saúde planejaram a primeira etapa com vacinação domiciliar, das pessoas com mais de 60 anos,  e trabalhadores da saúde serão vacinados nas unidades de saúde.

“Nosso maior desafio é realizar a campanha com segurança e evitar aglomerações. O município criou estratégias para que o idoso não se desloque de sua casa para a unidade  de saúde. A vacinação está acontecendo porta a porta, com todos equipamentos de segurança necessários, evitando a exposição do profissional e do próprio paciente que está recebendo a vacina”, afirmou a prefeita Jeannyne Beltrão.

De acordo com o secretário de Saúde, Guttenberg Brêda, a expectativa é vacinar 867 idosos que corresponde a 100% do cumprimento da meta de vacinação, e de 234 trabalhadores da área da saúde nesta primeira fase. “A novidade é a faixa de adulto entre 55 a 59 anos, que entra pela primeira vez como público-alvo da campanha. É importante destacar que a vacina não proteje contra o vírus Covid-19,  ela protege contra três tipos de influenza”, explicou o secretário da pasta.

Nas próximas etapas da campanha, que vai até 22 de maio, serão imunizados os integrantes dos demais grupo de risco. A segunda fase com início em 16 de abril, abrangerá professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de profissionais das forças de segurança e salvamento.

Já na terceira e última fase, que começa em 9 de maio, o Dia D da mobilização, serão vacinadas as crianças que tenham de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes, puérperas (45 dias após o parto), os povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos (novidade neste ano), indivíduos privados de liberdade, adolescentes e jovens sob medida socioeducacional.

As demais fases da vacinação a princípio será também nas residências. Qualquer mudança será comunicada nas unidades básicas de saúde e nas redes sociais da prefeitura.

Influenza

A gripe influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. A doença é transmitida através das secreções das vias respiratórias, da fala, tosse e do espirro. Também pode haver contágio pelas mãos, quando a pessoa toca superfícies recém-contaminadas e leva o agente infeccioso direto ao rosto.

O objetivo da campanha é minimizar a ocorrência da gripe, as internações e os óbitos gerados pelo vírus influenza em grupos vulneráveis. O período de incubação pode variar de um a quatro dias. A recuperação da maioria das pessoas infectadas varia de uma a duas semanas, porém os integrantes dos grupos de risco são mais vulneráveis. Por isso precisam ser vacinados.