Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Deputado Inácio Loiola

Visando evitar tumulto e aglomerações nas unidades de saúde, o deputado estadual Inácio Loiola sugeriu ao Estado e municípios a criação de pontos volantes de vacinação contra Influenza em locais abertos e também no sistema "drive thru" na estrutura física do Detran Alagoas na capital e nas Ciretrans, nos municípios.

Em resposta a sugestão do parlamentar, no Twitter, o diretor-presidente do Detran, Adrualdo Catão, disse que o órgão está a disposição da Secretaria de Saúde (Sesau) para implementar as medidas mais eficientes.

“Em Maceió, uma ação conjunta junto a prefeitura, Sesau, militares do BPTran e agentes de trânsito da SMTT podem organizar o fluxo de pessoas e de trânsito durante este trabalho de forma segura, que possibilitará aos idosos e outros cidadãos com dificuldade de locomoção um atendimento rápido e sem sair do carro para receber a imunização”, destacou Loiola.

A sugestão do deputado é válida e merece ser discutida pelas autoridades, tendo sido inclusive já adotada em outros estados, como São Paulo, onde há equipes de vacinação  'drive-thru', nas quais os idosos podem ser vacinados sem descer do veículo e sem ter contato com outras pessoas.

Na capital alagoana, o primeiro dia de vacinação, exclusiva para profissionais da saúde e idosos com mais 60 anos, levou um grande número de pessoas aos postos e houve relatos de locais que não receberam as vacinas e outros cuja quantidade recebida foi inferior a demanda.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que as unidades de saúde seguem sendo reabastecidas para atender aos usuários e que não é necessário todos se dirigirem aos postos neste momento, já que a campanha segue até 22 de maio e os postos de vacinação serão ampliados ainda esta semana.