Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Reforçando as informações que já vem prestando ao senador Rodrigo Cunha, que tem intercedido pelos moradores do Pinheiro e demais bairros permanentemente, a Caixa reiterou na noite desta quarta-feira que até o fim deste mês de março dará início aos pagamentos dos seguros daqueles moradores que têm imóveis segurados pela instituição.

Em documento assinado pela Gerente Executiva do banco, Julieta Maria Pinheiro Martins, e pela Gerente Nacional, Vanessa Lins Koenigkan, a Caixa informou que há cerca de 500 famílias que têm direito ao seguro da instituição, e que foi alocada uma equipe exclusiva para realizar vistorias e análises de sinistros. Há ainda uma central de atendimento para tratar desses casos.

O senador Rodrigo vem batalhando pelos direitos das famílias do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto há mais de um ano em várias frentes, tendo realizado audiências públicas, reuniões ministeriais e feito cobranças públicas. Este é um dos assuntos que mais têm contado com seu empenho desde que assumiu o mandato de senador. A notícia de que a Caixa pagará os seguros dos moradores do Pinheiro com imóveis segurados pelo banco veio dias após o assunto ter sido levado por Rodrigo Cunha ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Abaixo, a íntegra da comunicação da Caixa sobre as providências que estão em andamento acerca dos mutuários do banco:

_A Sua Excelência o Senhor

Rodrigo Cunha

Senador da República

 Senhor Senador,

 

1.            Reportamo-nos à solicitação apresentada por Vossa Excelência, em audiência na CAIXA, no sentido de verificar a situação do acionamento de seguros no bairro Pinheiro, em Maceió/AL, atingido por situação de calamidade.

 

2.            A propósito do assunto, para os imóveis segurados pela CAIXA Seguradora, que totalizam mais de 500 famílias/imóveis envolvidos, o caso vem sendo acompanhado desde fevereiro de 2018, quando surgiram os primeiros indícios de problemas no bairro.

 

2.1          Para minimizar os dados, foi disponibilizada central de atendimento para abertura de sinistros e esclarecimentos de dúvidas, por meio do número 0800.722.2492.

 

2.1.1      Além disso, foi alocada equipe de engenheiros para realização de vistorias in loco e priorizadas as análises de sinistros de imóveis vinculados à região.

 

2.2          Adicionalmente, após a desocupação dos imóveis, a Seguradora passou a honrar as prestações dos contratos de financiamentos habitacionais, durante a análise dos motivos que deram causa às ocorrências no bairro.

 

2.3          Com a responsabilização da empresa Braskem, a CAIXA Seguradora iniciou os trâmites operacionais para pagamento das indenizações, com aceite do laudo da Defesa Civil.

 

2.3.1      O valor total das indenizações está em torno de R$ 100 milhões e os pagamentos estão previstos para serem iniciados ainda no mês de março de 2020.

 

3.            Ao tempo em que nos colocamos à disposição de Vossa Excelência para eventuais informações adicionais julgadas necessárias, renovamos os votos de estima e apreço.

 

Respeitosamente,

 

Julieta Maria Pinheiro Martins

Gerente Executiva

 

Vanessa Lins Koenigkan

Gerente Nacional

Gerência Nacional de Relações Governamentais

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL_.