Uma das definições de Home Office afirma que ele é o trabalho do futuro. No entanto, a coisa não é bem assim, o Home Office, também conhecido como Trabalho Remoto, já não é o futuro, mas sim é o presente de muitos freelancers e empresas.

Agências de publicidade, profissionais de TI e qualquer trabalho que possa ser realizado graças a uma boa conexão com a internet e um notebook em mãos têm condições de ser feito em Home Office. 

Essa modalidade já evoluiu tanto que hoje em dia ela superou as paredes das “Homes” e, em alguns casos, pode até ser chamada de “anywhere office”, ou seja, o “escritório em qualquer lugar”

Os benefícios que o Home Office traz, tanto para as empresas quanto para os funcionários que nelas atuam, são vários. E é justamente isso que veremos neste artigo. 

 

As vantagens do Home Office para as empresas

 

Não apenas startups e agências de publicidade, mas também outros tipos de negócios ganham muito com a adoção do Home Office. Exemplos disso são escritórios de advocacia, de arquitetura e de contabilidade. 

Por meio de softwares como o Asana e o Trello, por exemplo, é possível que esses profissionais interajam e compartilhem arquivos de trabalho, tudo isso no conforto das suas respectivas casas, ou em espaços especializados como um coworking.

As vantagens que essa modalidade de trabalho oferece para as empresas refletem na eficiência das atividades realizadas. Alguns desses benefícios podem ser visíveis e imediatos. 

 

Maior controle das tarefas

 

Hoje em dia não faltam ferramentas online que permitem um melhor gerenciamento e distribuição de tarefas para os seus colaboradores. 

Desde e-mail até as redes sociais, passando do Google Drive e o Dropbox, qualquer uma dessas ferramentas apresenta infinitas possibilidades para administrar e distribuir da melhor maneira as atividades para os funcionários.

 

Redução de custos

 

Só o fato de saber que a empresa vai reduzir os gastos com água e energia elétrica, por exemplo, já é um alívio. Os funcionários trabalhando em casa significa diminuição dos custos de forma geral.

 

Sustentabilidade

 

Está aí uma pauta que faz parte do dia a dia das empresas. Inclusive, com os consumidores cada vez mais conscientes e exigentes em relação a esse assunto, a sustentabilidade está lá, marcada como um dos itens a ser perseguido pela missão e valores da empresa.

Graças ao Home Office, com os seus funcionários trabalhando em casa, a empresa acaba contribuindo para reduzir a quantidade de carros nas ruas, reduzindo a poluição e por tabela, ajuda a criar um trânsito menos caótico.

 

Atração de talentos

 

No atual contexto os melhores profissionais já não trocam a comodidade de um Home Office por nada. Sendo assim, as empresas que adotam essa modalidade de trabalho saem na frente na hora de buscar no mercado pessoal competente.

 

As vantagens do Home Office para os funcionários

 

Quem atua como freelancer já está a par dos benefícios que o Home Office oferece. Se ter um site e um registro de domínio é importante para a credibilidade e a visibilidade do “frila”, ter um local para realizar o seu trabalho é importante, mesmo que esse local seja no quarto com um notebook. 

fique a vontade para registrar na: https://www.hostinger.com.br/registro-de-dominio

Os profissionais atuantes em empresas que aderiram ao Home Office também já conseguem notar a diferença que essa modalidade proporciona. Entre os benefícios que eles adquirem, vale cita alguns a seguir. 

 

Melhora a produtividade

 

Muitos consideram arriscado o Home Office pelo fato de que o funcionário ficará exposto a distrações domésticas, sofrendo as tentações de uma Netflix e conversas com vizinhos e familiares.

Porém, quando a empresa estabelece os seus valores e o funcionário compra a ideia de ajudar a empresa a alcançar esses valores e objetivos, o trabalho rende mais e o funcionário fica bem consciente das suas obrigações.

Sendo assim, em casa, sem necessitar se preocupar com trânsito e sabendo conciliar atividades de lazer com o trabalho, o funcionário tem capacidade de produzir mais e melhor.

 

Redução de gastos

 

Se Home Office ajuda a empresa a economizar, o mesmo vale para o funcionário. Sendo assim, o carro ficará mais tempo na garagem, em gastos com gasolina. Além disso, o funcionário também não terá despesas com restaurantes, por exemplo.

 

Beneficia a qualidade da vida

 

O ambiente do Home Office é diferente do rígido ambiente de escritório. Em casa o funcionário se sente mais à vontade e mesmo que ainda existam responsabilidades e prazos, o ambiente caseiro oferece mais comodidade.

Além disso, hoje em dia o Home Office já é reconhecido pela legislação trabalhista e o funcionário que atua nessa modalidade conta com vários direitos. Esse amparo da lei estimula o trabalhador e pode influenciar de forma positiva o seu rendimento.

 

O Home Office pode ser bom para ambas partes

 

A empresa ganha em economia e eficiência do trabalho, enquanto o funcionário ganha em comodidade e flexibilidade de tempo.

Por essa razão é que, diante de um bom planejamento e organização, vale preparar a sua empresa para a adoção do Home Office.