Foto: Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Iniciativa teve início este mês e visa aplicar medidas educativas aos consumidores e fornecedores

O Procon Alagoas lançou, no dia 14 desse mês, uma ação para fiscalizar praias, hotéis, restaurantes, bares, aeroporto, dentre outros estabelecimentos. Chamada de ‘Procon Verão’, a ação já visitou até o momento, 46 estabelecimentos.

As atividades têm em vista à aplicação de medidas educativas aos consumidores e fornecedores, fazendo com que os estabelecimentos se mantenham apropriados e os fornecedores ajam de acordo com as leis vigentes.

A iniciativa teve início no dia 14 deste mês. Até agora foram visitados 46 estabelecimentos e realizados 21 autos de constatações, 18 relatórios de visitas, dois autos de infração e cinco denúncias resolvidas.

Nessas ocasiões, os fiscais verificam os prazos de validade e qualidade dos alimentos ofertados, se as organizações possuem o Código de Defesa do Consumidor e o número 151. Conferiram também a disponibilização de cardápios em braille, acessibilidade às pessoas portadoras de necessidades especiais, emissão irregular de notas fiscais e a higienização em geral nos locais. As companhias áreas (no caso do aeroporto) também são analisadas.

“Como todos sabem, janeiro é um mês em que recebemos um grande número de turistas, então não podemos medir esforços para garantir que seus direitos sejam respeitados. Dessa forma, estamos constantemente intensificando as fiscalizações em hotéis, bares, restaurantes e no próprio aeroporto”, afirmou o diretor-presidente Daniel Sampaio.

*com Ascom Procon