Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Sede da Prefeitura de Maceió.

A Prefeitura de Maceió publicou no Diário Oficial do Município, desta sexta-feira (24), a portaria nº 0010/IPREV  que convoca os servidores aposentados e pensionistas, que ainda não realizaram a abertura de suas contas-salário para recebimento de pagamentos junto ao Banco Itaú para que possam regularizar a situação. A lista completa pode ser conferida aqui.

“Desde outubro de 2019, a Prefeitura de Maceió convocou e informou aos servidores municipais, aposentados e pensionistas a necessidade de abertura de contas salários no Banco Itaú, já que esta é a nova instituição financeira contratada pela Prefeitura, por meio de processo licitatório para o serviço de pagamento da folha. Foram três meses de prazo para que os servidores, aposentados e pensionistas pudessem regularizar suas contas-salário e para que a Prefeitura atualizasse seus sistemas para início das operações. Desta forma, a folha de janeiro já será paga utilizando os serviços do Itaú”, explicou Israel Guerreiro, secretário adjunto de Gestão de Pessoas

Segundo ele, foi realizado todo um trabalho de comunicação e de gestão deste processo para facilitar a vida dos servidores. “Os servidores, aposentados e pensionistas foram comunicados, oficialmente e extraoficialmente, trabalhamos a convocação deste público na imprensa, enviamos comunicação oficial, criamos uma plataforma para agendamento de abertura de contas para oferecer mais comodidade aos nossos colaboradores e otimizamos tempo. Enfim, ficamos à disposição e agora, precisamos continuar seguindo os trâmites naturais do contrato”, explicou Israel.

Aqueles que estão na lista não conseguirão receber seu pagamento no dia 31 de janeiro e precisam providenciar a abertura da conta-salário o mais rápido possível para que a Prefeitura possa liberar seus pagamentos. “Sem as contas não temos como realizar qualquer pagamento por impedimentos legais”, finalizou o secretário.

Conforme a publicação, será utilizado um cronograma para que a Prefeitura vá liberando os pagamentos destes servidores retardatários. A previsão é que estes pagamentos sejam realizados a cada 7 dias, respeitando o tempo de intervalo entre a abertura da conta e o envio da informação para a Prefeitura. Caso, ainda assim, o servidor não realize a abertura de conta bancária no Itaú, seus pagamentos ficam bloqueados até regularização da situação.

Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência

Os aposentados e pensionistas também precisam abrir suas contas-benefício, e para isso devem procurar o mais breve possível a agência do Itaú Unibanco mais próxima em sua cidade. Ao todo, serão 511 aposentados e 290 pensionistas que não vão conseguir receber seu benefício no dia 31 de janeiro, por ausência de conta aberta e regular no Itaú Unibanco.

“Assim, é importante que todos que ainda possuem irregularidade ou ainda não realizaram a abertura de sua conta-benefício que priorize nos próximos dias, para ter seu benefício creditado em um dos processamentos previstos no calendário”, explicou Fabiana Toledo, diretora-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev).

Qualquer dificuldade que o aposentado ou pensionista enfrente no processo de abertura de sua conta-salário, ele deve procurar o IPREV para que possa ser orientado da melhor forma possível.

Os beneficiários do Iprev que estão, por algum motivo, impedidos de comparecer a uma agência do Itaú para realizar a abertura da conta-salário, poderão fazê-lo por meio de um procurador. “O procurador deve se dirigir à agência com os documentos de identificação do beneficiário, último contracheque, e comprovante de residência, a procuração pública específica para essa finalidade devidamente registrada em cartório, documento de identificação do procurador com foto, comprovante de residência do procurador, com prazo máximo de três meses”, destacou Fabiana Toledo.

No total, 2.112 pessoas (servidores, aposentados ou pensionistas) ainda não realizaram a abertura de conta-salário no Itaú.

Confira o cronograma de pagamento para os servidores retardatários:

Período de Regularização            Data de Pagamento

Até 31/01/2020                                            07/02/2020

Até 07/02/2020                                            14/02/2020

Até 14/02/2020                                            21/02/2020

Até 21/02/2020                                           28/02/2020