Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Competição estadual mais disputada do Brasil começa nesta semana com um novato que promete incomodar: o RB Bragantino

 

IIr ao estádio ver futebol ao vivo em São Paulo neste primeiro semestre pode oferecer algumas surpresas aos torcedores. Se os quatro grandes (São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos) brigam para manter a hegemonia nos últimos tempos, o RB Bragantino, novo milionário do futebol brasileiro, pode surpreender.

O Corinthians, atual campeão, chega de técnico novo – Tiago Nunes, que veio do Athletico Paranaense – e um candidato a ídolo: Luan, ex-Grêmio. Até agora, também foi o time que mais se reforçou para a temporada, com destaques para as contratações do volante colombiano Victor Cantillo e do lateral-esquerdo Sidcley.

Assim como o rival, o Palmeiras também está com um novo comandante, mas que já é bem conhecido pela torcida: Vanderlei Luxemburgo, que já foi campeão do torneio de pré-temporada, a Flórida Cup, nos Estados Unidos. O clube não contratou nenhum jogador até agora, mas aposta no treinador que levou o Palmeiras ao seu último titulo do Paulistão, em 2008.

O Santos também conta com um novo treinador. Após perder Jorge Sampaoli, a diretoria foi atrás do português Jesualdo Ferreira, mantendo a linha de apostas em técnicos estrangeiros.

Já o São Paulo foi o único entre os quatro grandes que não trocou de técnico, apostando em Fernando Diniz, que assumiu na metade da temporada passada. O clube também não contratou nenhum nome novo mas fechou em definitivo os contratos de Tiago Volpi e Vitor Bueno, ambos queridos pela torcida.

Até este ano, nove times já venceram o Campeonato Paulista – sete deles vão disputar a competição principal em 2020. O Corinthians é o maior vencedor (30 vezes), seguido pelo Santos e pelo Palmeiras (ambos com 22 conquistas) e pelo São Paulo, com 21.

A Portuguesa tem três títulos, o Ituano tem dois e a Inter de Limeira, o São Caetano e o Bragantino têm uma conquista cada. Desses, apenas Portuguesa e São Caetano não irão jogar a primeira divisão esse ano.

 

Os grupos do campeonato estão divididos da seguinte forma:

Grupo A: Água Santa, Oeste, Ponte Preta e Santos

Grupo B: Botafogo - RP, Novorizontino, Palmeiras e Santo André

Grupo C: Inter de Limeira, Ituano, Mirassol e São Paulo

Grupo D: Corinthians, Ferroviária, Guarani e RB Bragantino.

 

Regulamento

 

As regras do campeonato seguem a linha do que tem sido nos anos anteriores: na primeira fase da competição, as equipes enfrentam todas as outras dos demais grupos, mas times do mesmo grupo não jogam entre si. Os dois melhores de cada grupo avançam às quartas de final.

Já os dois times com menos pontos, independentemente do grupo, serão rebaixados para a Série A2 do Paulistão. As equipes que se manterem entre a nona e a 14ª posição da classificação geral e estiverem aptas, irão disputar o Troféu do Interior.

Nas quartas de final, os confrontos serão entre os classificados do mesmo grupo, ou seja, o primeiro colocado enfrenta o segundo colocado do grupo. Nas semifinais os confrontos serão definidos pela soma dos pontos de todas as fases anteriores da competição. Então, o primeiro colocado geral enfrenta o quarto colocado, e o segundo enfrenta o terceiro. Após isso, serão conhecidos os dois finalistas do Paulistão 2020.

Pelo segundo campeonato consecutivo, a Federação Paulista de Futebol (FPF) irá utilizar da tecnologia do árbitro de vídeo para auxiliar a arbitragem durante os jogos ao vivo. As imagens serão utilizadas a partir das quartas de final.