Foto: Átila Vieira|Secom Maceió Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Em Jaraguá, abertura da Batucada Literária atraiu um grande público.

Quem prestigiou a IX Bienal do Livro de Alagoas sabe bem que o evento foi um sucesso de público e de qualidade. O mesmo aconteceu com a edição mais recente do Natal dos Folguedos, que superou todas as expectativas e presenteou Maceió (e seus visitantes) com uma programação repleta de cultura popular.

A Batucada Literária, iniciada na noite desta sexta-feira (17), no tradicional bairro do Jaraguá, foi idealizada com o intuito de promover, em um mesmo espaço, a junção da Bienal do Livro com o Natal dos Folguedos, realizados na capital alagoana no segundo semestre de 2019.

O evento é uma parceria da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). De acordo com o presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, a Batucada está apenas abrindo a programação cultural de verão do bairro, que deverá receber outros eventos até o Carnaval.

“É uma festa pensada, sobretudo, para a ocupação do bairro, que está recebendo os talentos da terra e muita produção literária, até este sábado. E a festa aqui no Jaraguá vai até os festejos carnavalescos, atraindo muita gente às ruas históricas”, disse.

Elvira Barreto, diretora da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), vê a Batucada Literária como mais uma ação voltada à comunidade, o que reafirma o compromisso da instituição com as atividades de extensão, um dos pilares do ensino superior público e de qualidade.

“Ao promover este evento, a Universidade cumpre a função de desenvolver iniciativas que estejam em diálogo com a sociedade, que ultrapassem os muros da instituição. E vale salientar que a própria sociedade demanda iniciativas ousadas, inovadoras”, destacou a diretora

Após a solenidade de abertura, que contou com as presenças do presidente Vinicius Palmeira e da reitora Valéria Correia e com a apresentação musical da cantora Wilma Araújo, o evento agitou a Rua Sá e Albuquerque com as participações do Bumba Meu Boi Bumbá Alagoano, dos maracatus Baque Alagoano e AfroCaeté e do bloco Pinto da Madrugada.

A atriz Ivana Iza, que estava acompanhando de perto a movimentação na Praça Dois Leões, não escondeu o entusiasmo. “Para mim, isso é uma felicidade como artista e como cidadã alagoana. É uma alegria imensa e contagiante. As pessoas estão felizes aqui, ocupando espaços públicos. E o Jaraguá anseia por essas pessoas, assim como essas pessoas anseiam por ele“, enfatizou.

E neste sábado, a programação da Batucada Literária acontece, das 10h às 22h, em diversos pontos da Rua Sá e Albuquerque. Entre os espaços onde o evento está sendo realizado estão o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Associação Comercial de Alagoas. Confira aqui a programação completa.

Giro dos Folguedos

A partir das 16h deste sábado, a programação da Batucada Literária contará com uma edição especial do projeto Giro dos Folguedos, em que grupos da cultura popular de Alagoas realizam apresentações simultâneas sobre tablados. Confira aqui a programação completa do Giro dos Folguedos.

*com SECOM / Maceió