Ascom Sesau Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

 

 

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) iniciou, nesta quinta-feira (16), a terceira etapa do programa Mutirão de Cirurgias no bairro do Clima Bom, na parte alta de Maceió. O esforço busca diminuir as filas de espera para procedimentos cirúrgicos de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica, além de retirada de mioma e pedra na vesícula.

Durante o mutirão, que se estende até o sábado (18), foi construída uma estrutura denominada de “Cidade da Saúde”, montada para assegurar aos pacientes conforto, segurança e com capacidade para a realização de exames de sangue, ultrassom e raios-X, além da consulta com um médico para que as pessoas já saiam do local com sua cirurgia devidamente agendada.

A estrutura para atender à população conta com uma equipe de 75 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e apoio administrativo. O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que o programa vem atendendo, de forma célere, à população que necessita dos procedimentos cirúrgicos.

“Temos a expectativa de 350 agendamentos por dia durante o período em que o mutirão estará no bairro do Clima Bom. O programa tem promovido atendimento célere, além de assegurar comodidade tanto na marcação quanto na realização de cirurgias para as retiradas de mioma, pedra na vesícula e hérnia”, ressalta o titular da Saúde Alagoas.

Presente ao mutirão, Maria das Dores, de 60 anos, conseguiu agendar o seu procedimento para o dia primeiro de fevereiro. “Pude realizar os exames e marcar a minha cirurgia. Tenho certeza que tudo sairá bem e espero que todos os que estão esperando por cirurgias sejam atendidos”, reforçou.

Já a senhora Maria Matos, de 40 anos, contou que participou da primeira etapa do programa no Benedito Bentes em dezembro, e esteve no Clima Bom para acompanhar uma amiga que também precisava de cirurgia.

“Na primeira etapa, no Benedito Bentes, passei pela triagem, exames e agendei a cirurgia. Posteriormente ao agendamento, a equipe médica do Hospital da Mulher retirou a pedra na vesícula, um problema que me acompanhava há muito tempo. Fui muito bem cuidada por todos e espero que o programa siga ajudando ainda mais a população. Aqui no Clima Bom, estou acompanhando uma amiga que também precisa passar pelo procedimento”, relatou Maria Matos.

Cristiane Vieira, moradora do bairro Benedito Bentes, não perdeu a oportunidade lançada pelo programa, e buscou passar por todas as etapas do mutirão. O resultado não poderia ser outro: Cristiane saiu da Cidade da Saúde com a cirurgia marcada para o dia 8 de fevereiro.

“Há mais de 10 anos venho sofrendo com pedra na vesícula. O Mutirão de Cirurgias me deu uma oportunidade imediata de resolver este problema que aflige a minha saúde. Estou realizada porque fui bem atendida e o meu procedimento será realizado no Hospital da Mulher, no dia 8 de fevereiro”, comemorou Cristiane Vieira.

A assessora técnica da Secretaria de Estado da Saúde, Geonice Peixoto, faz questão de lembrar que nestes dias em que o Mutirão de Cirurgias estará no bairro do Clima Bom, a população que necessita dos serviços deve chegar ao local portando o RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. “É fundamental que o paciente chegue ao local em jejum para a realização dos exames pré-operatórios”, diz.

Desde a primeira etapa de triagens, iniciada no último dia 5 de dezembro, 235 cirurgias já foram realizadas. Uma nova edição do programa da Saúde Alagoas está agendada para os dias 30 e 31 de janeiro e 1° de fevereiro.