Foto: Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Hospital Universitário inaugura ambulatório para público trans

Depois do Hospital da Mulher que oferece um ambulatório para população LGBTI+, o Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai inaugurar um ambulatório com atendimento exclusivo para o público trans.

A inauguração está marcada para quinta-feira (16). Segundo a assistente social do HU, Maria Helena Araújo, a inauguração vai “oportunizar ao gestor e aos profissionais a importância de compreender a urgente necessidade de uma assistência digna às pessoas trans”.

O ambulatório para o público trans segue a portaria Nº 1707/2008 que regulamenta o processo de mudança de sexo. A norma estabelece a realização do procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas não define critérios para a execução da cirurgia e de outros tratamentos voltados para travestis e transexuais.

As atividades do Ambulatório Trans do HUPAA serão realizadas de forma multidisciplinar e interprofissional, envolvendo docentes e discentes da Ufal das áreas de Endocrinologia, Psiquiatria, Psicologia, Ginecologia, Cirurgia Plástica, Enfermagem e Serviço Social, atendendo pacientes do Hospital da Mulher, Unidade Docente Assistencial (UDA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Benedito Bentes e Graciliano Ramos.

*com informações da Assessoria da Ufal