Foto: Divulgação Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió.

Duas instituições de ensino superior em Alagoas receberam avaliação acima da média nacional, na avaliação referente ao ano de 2018, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (12).

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Centro Universitário Tiradentes (Unit) foram as duas faculdades, entre as 24 instituições de ensino superior do estado, que conseguiram nota 4, no Índice Geral de Cursos (IGC) avaliados.

A maioria das instituições alagoanas registraram nota 3. Já as faculdades: Facesta, Favispa, IESC, Fera, Raimundo Marinho, Fan e Pitágoras tiveram um desempenho menor e receberam conceitos 1 ou 2.

O IGC, avaliado pelo Inep anualmente, é um indicador de qualidade do ensino superior brasileiro. Os cálculos para as chegar as notas levam em consideração pontos importantes, como a avaliação dos cursos de pós-graduação e a distribuição dos estudantes entre os cursos de graduação e pós. A escala vai de 1 a 5, onde 1 e 2 são insuficientes e 5 é a nota máxima.

Em todo o Brasil, apenas 2% das instituições de ensino superior conseguiram nota máxima no IGC, ou seja, 42 faculdades. Foram avaliadas 2.052 instituições.

A maior parte das universidades (63,6%) se concentra no conceito 3, o que mostra que as duas instituições alagoanas estão acima da média nacional.