Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Os Correios promoverão, nesta quarta-feira (11), o lançamento em Alagoas da emissão postal comemorativa: Natal 2019. A emissão de Natal é a mais tradicional, e, certamente, a mais cativante da filatelia brasileira, realizada pelos Correios, ininterruptamente, desde 1966. O selo e o carimbo comemorativo serão apresentados na capital alagoana na praça central do Maceió Shopping, local onde se encontra o escritório do Papai Noel, a partir das 10h.

Por sua presença marcante nas comemorações natalinas, os elementos associados à data foram a temática escolhida pelos Correios para ilustrar o Selo de Natal de 2019. Para eleger a arte desta tradicional emissão postal, pela primeira vez a empresa realizou um concurso aberto a estudantes e profissionais das áreas de artes visuais, que tiveram a oportunidade de eternizar seus nomes no acervo filatélico e artístico, nacional e internacionalmente. O processo ocorreu nos meses de setembro e outubro de 2019 e contou, na banca julgadora, com artistas, designers, administradores postais e filatelistas, entre outros profissionais. 

A vencedora, Giana Pundek Tenius, natural de Itajaí/SC e moradora de Curitiba/PR, atua no mercado de design gráfico há 17 anos e também é filatelista. Foi sua paixão pela arte dos selos que a motivou a participar do concurso. A cena representada na peça, de uma criança levando aos Correios uma cartinha endereçada a Papai Noel, traz à lembrança a principal ação social da empresa e maior ação natalina do Brasil: a campanha Papai Noel dos Correios, que em 2019 completa 30 anos, contempla principalmente cartas de crianças de escolas públicas até o 5º ano do Ensino Fundamental, creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos e de crianças da sociedade até 10 anos.

O selo é traz o cenário natalino, representado pela estrela, a guirlanda, o pinheirinho e o número da casa, tem como figura central a menininha levando uma carta endereçada ao Papai Noel. Sua imagem representa a parte inocente, sem travas, livre e bondosa que cada pessoa carrega em si, de onde podemos recuperar nossos mais sinceros desejos. A ideia dessa arte é dizer que uma realidade pode vir de um sonho, de uma intenção, e que os Correios, como instituição tricentenária, participa desse momento. A carta é a “mensageira” que afirma a possibilidade de serem materializados nossos sonhos na transcrição para o papel. O cachorro representa a fidelidade e a amizade. As sombras projetadas no muro sugerem valores universais, como amor, união e paz, simbolizados, respectivamente, pelo coração, pela família e por uma pequena pomba. Foram usadas as técnicas de aquarela e computação gráfica na confecção da peça.

Na ocasião de lançamento da emissão especial de Natal, será celebrado ainda o quarto ano da parceria entre Correios de Alagoas e Maceió Shopping na campanha Papai Noel dos Correios com a entrega de certificados aos dirigentes do centro de compras. O selo e carimbo comemorativo serão lançados também em Arapiraca, no dia 19 de dezembro, a partir das 17h, na praça de eventos do Garden Shopping – este é o primeiro ano da campanha no shopping do interior do estado.

A emissão especial de Natal 2019 pode ser adquirida pelos clientes em qualquer agência ou na loja virtual dos Correios: www.correios.com.br/correiosonline