Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Nesta quinta-feira (5), o serviço foi levado, através da Secretaria Municipal de Saúde,  aos moradores do Residencial Brisa do Lago, usuários da UBS Fernando Lourenço, no bairro Olho d’Água dos Cazuzinhas. 

Entre as especialidades presentes nesta edição do programa: neurologia, urologia, otorrinolaringologia, alergista, ginecologia e dermatologia. A população ainda teve acesso aos exames de ressonância, ecocardiograma, ultrassonografia e inserção do Dispositivo Intrauterino (Diu).

“A prefeitura está levando saúde para todos os bairros e comunidades. Um importante trabalho que contribui com a melhoria da qualidade  de vida da população. Por isso eu parabenizo o prefeito Rogério Teófilo, o secretário de Saúde, Glifson Magalhães, e equipe, pela sensibilidade em identificar e atender as necessidades de cada localidade”, ressaltou a secretária de Articulação Política, Graça Lisboa.

A agricultora Josefa Maria Silva, 54, foi uma das moradoras do bairro que  elogiou a ação da prefeitura e levou a sua filha, Maria Adrielly, 16, para utilizar o serviço. A moradora explica que o programa facilitou a sua vida e de sua filha, que é especial, e recebeu o atendimento ginecológico. 

bênção de Deus esse programa, se não fosse assim, eu tinha que pagar quatro passagens para chegar até o atendimento. E ainda estamos sendo muito bem atendidas. Eu já saio da consulta com agendamento do retorno e o encaminhamento dos exames”, destacou a agricultora. 

A história de Josefa Maria  é semelhante a de tantas outras, atendidas pelas equipes do Cria Mais Perto de Você, que estão vendo às suas necessidades serem atendidas e na própria localidade. 

Um outro exemplo é a usuária Gabriela Silva, 31, que já tinha decidido pelo método contraceptivo Diu, mas não tinha condições financeiras para pagar o procedimento. 

“Essa é uma oportunidade para mim e tantas outras mulheres de receber esse atendimento pelo SUS. Eu já tinha conversado com o meu marido e ele me apoia, porque já temos uma filha e, no momento, não queremos arriscar uma gravidez, mas não tinha dinheiro para pagar. O programa veio em ótima hora”, declarou. 

A enfermeira Maria Luiza Bezerra, coordenadora de Saúde da Mulher, ressalta que Arapiraca é o primeiro município brasileiro a participar do Programa de Capacitação de Enfermeiros na Consulta Ginecológica de Enfermagem com inserção do Dispositivo Intra Uterino – DIU de cobre, promovido através da parceria entre a Prefeitura de Arapiraca, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e o Conselho Regional de Enfermagem (COREN-AL). 

“Nós estamos vivendo um marco muito importante e significa um grande  avanço para o Município, a partir desse projeto, que é piloto no Brasil, e visa descentralizar esse serviço, possibilitando que ele aconteça nas unidades de saúde, por profissionais de enfermagem capacitados para a prática da inserção do DIU. Com isso, a redução do tempo de espera e  a ampliação do número de mulheres assistidas”, justificou a coordenadora.