Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Neste período de final de ano todo mundo enfeita as residências com luzes coloridas, porém, para que essa data tão festiva e feliz não termine mal alguns cuidados simples podem garantir maior segurança para todos.

A assessoria de Comunicação da Equatorial Energia Alagoas preparou algumas dicas importantes para ajudar os clientes a evitar acidentes e aproveitar o período de festividade em segurança.

 De acordo com o executivo de Segurança da Equatorial, Rafael Clemente, antes de iniciar a decoração, é necessário providenciar uma revisão das instalações elétricas para assim evitar possíveis curtos-circuitos. “O ideal é sempre contratar um profissional qualificado para verificar o estado das instalações e para fazer ajustes no que for necessário, evitando instalações improvisadas. É preciso também observar o estado dos fios decorativos e dos piscas para verificar se há algum fio desencapado ou emendas”, explicou o executivo.

Após, revisar as instalações os cuidados com a segurança devem continuar durante a montagem da decoração, conforme as orientações abaixo:

•             Ao iniciar a decoração, o pisca-pisca deve estar desconectado da tomada;

•             Para ligar a iluminação e os equipamentos eletrônicos, não se deve utilizar benjamins, os famosos “Ts” para não ultrapassar o limite de carga da tomada;

•             Por serem fontes de calor, as luzes necessitam de acompanhamento contínuo. Dessa forma, deve-se evitar o contato das lâmpadas com objetos e enfeites que podem ser inflamáveis, como cortinas e tapetes;

•             Também é preciso ficar atento ao comprar as luzes e piscas, evitando as que contenham metal, pois este material pode conduzir energia e provocar choques elétricos;

•             Ao sair de casa ou quando for dormir, é preciso desligar a iluminação natalina;

•             É importante sempre adquirir produtos certificados com o selo do Inmetro e em lojas especializadas;

•             É preciso ter atenção ao ter atenção ao comprar árvore de Natal, dando preferência as que possuem a etiqueta "resistente ao fogo".

 Rafael Clemente, explica ainda que além das dicas mencionadas, é necessário ficar atento a criançada. “O Natal e a decoração iluminada tornam o período mágico e encantador para as crianças, porém é preciso ter cuidado, pois elas se sentem atraídas pelas lâmpadas e pelas luzes e podem sofrer acidentes elétricos ao manusearem indevidamente os enfeites ou ao tocar em uma decoração que não esteja instalada seguindo as normas de segurança. E se alguém for vítima de choque elétrico, não tente tocá-la. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral do imóvel e ligar para emergência”.

*Com assessoria